Conciliação de 1ª instância atinge 76% de acordos

O Setor de Conciliação em 1a instância do Fórum João Mendes Jr, no centro da capital, realizou em agosto 635 audiências extraprocessuais, com 484 acordos, o que representa um índice de 76%. A conciliação extraprocessual é tentada antes da reclamação virar um processo. O interessado procura o setor, que fica no 21º andar do Fórum, a outra parte é convocada para a tentativa do acordo, e, caso ele seja homologado, o problema é resolvido sem a necessidade de uma ação judicial.
Desde janeiro de 2005, quando começaram a dar entrada casos extraprocessuais no setor, até agosto deste ano, foram recebidos 17 mil expedientes, realizadas 3,8 mil audiências, com sucesso em 75,16% dos casos.
Também no mês passado, o setor realizou 1.064 audiências de conciliação em processos que já estavam em andamento em uma das varas cíveis do João Mendes, obtendo acordo em 190 casos. De setembro de 2004, quando foi criado o Setor, até agosto passado, deram entrada 37,3 mil processos. No mesmo período foram realizadas 21,8 mil audiências, com 21,22% de êxito nos acordos.
O Setor de Conciliação em 1º Grau atende causas de competência das varas cíveis centrais que tratam de cobrança, reparação de danos causados em acidentes de trânsito, indenização por dano moral, execução, despejo por falta de pagamento, além de outras questões cíveis que envolvam direitos patrimoniais disponíveis. Basta que exista a possibilidade de conciliação entre as partes.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP