Projeto Comarca Terapêutica – São José dos Campos realiza audiência no Dia Mundial contra as Drogas

Ação busca auxiliar usuários de drogas.

 

        Nesta segunda feira (26) – Dia Mundial contra as Drogas –, foi realizada mais uma audiência coletiva do projeto Comarca Terapêutica, coordenado pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público de São José dos Campos, que tem como objetivo desenvolver um trabalho integrado entre as áreas de Segurança, Saúde, Justiça, universidades e comunidade para tratamento de familiares e dependentes químicos. Na audiência, 85,71% dos usuários envolvidos em crimes de menor potencial ofensivo aceitaram entrar em programas de tratamento.

        O projeto inicia-se com os órgãos de Segurança Pública, que encaminham familiares e usuários de drogas envolvidos em ocorrências policiais a serviços de saúde. Neste local, em parceria com as universidades, busca-se uma abordagem de reflexão, orientação e, se necessário, tratamento. A Promotoria de Justiça realiza uma triagem de procedimentos criminais de delitos de menor potencial ofensivo, nos quais os investigados são dependentes ou usuários abusivos de álcool e outras drogas.

        Em seguida, o investigado é intimado a comparecer junto com sua família à audiência coletiva de Justiça Terapêutica, que se inicia com uma palestra motivacional. Após, ele é direcionado a uma sala na qual é realizada o processo circular da Justiça Restaurativa, ao passo que seus familiares são encaminhados a programas próprios para eles.

        Projeto Comarca Terapêutica

        Desde o seu início, em junho de 2012, o projeto atendeu 2.459 usuários e familiares, com uma média de 61,9% de aceitação ao tratamento sugerido. Para os que não aderiram ao método terapêutico, são realizadas ações de sensibilização nos locais onde eles prestam serviços à comunidade.

        Por ora, a iniciativa é aplicada somente no Juizado Especial Criminal, para crimes de menor potencial ofensivo, mas há estudos no sentido de estender sua aplicação a todas as varas cíveis e criminais.

 

        *Com informações do MP-SP. 

 

        Comunicação Social TJSP – MF (texto) / Divulgação (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP