TJSP inaugura ampliação do fórum de Jaú

Em Jaú, juíza ocupa cadeira que foi do pai.

 

        Imagine duas cenas distintas: um fórum inaugurado em 1976 e ampliado em 2017. Só que esses episódios têm em comum a presença de Paula Maria Castro Ribeiro Bressan, juíza da 1ª Vara Cível e diretora do fórum. Quando da inauguração, o juiz titular da 1ª Cível era Pedro Barbosa Ribeiro, pai da hoje titular do cargo. À época, Paula tinha seis anos. Na última sexta-feira (17), ocasião em que foi inaugurada a ampliação do fórum, a data foi tão festiva quanto, apenas com um diferencial: minutos antes da chegada do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, em razão de muita chuva, faltou energia elétrica no local. O edifício atual, agora com mais 1.200 metros e reforma nas antigas instalações, viu crescer também o número de magistrados, promotores e servidores. Já na chegada, o presidente visitou todos os cartórios por onde tramitam 65.978 processos (23.329 são execuções fiscais).

        Com mesa de honra integrada pelo prefeito Rafael Lunardelli Agostini, pelo presidente da Câmara Lucas de Barros Flores e pelo presidente Paulo Dimas, a falta de energia elétrica não impediu o brilho da cerimônia. Ao fazer uso da palavra, a magistrada Paula Maria Castro Ribeiro Bressan, que coordena a Associação Paulista de Magistrados na CJ, e na solenidade também representava o presidente da Apamagis e o diretor da Escola Paulista da Magistratura, falou das dificuldades, já que a primeira empresa vencedora abandonou a obra logo no início das atividades. Nova licitação e muito tempo e trabalho vieram pela frente. “A segurança também foi priorizada e houve a adequação das instalações às exigências das normas de segurança dos bombeiros.”

        “Na retomada da obra, houve um trabalho árduo sob o ponto de vista administrativo e político”, disse o prefeito Rafael Agostini, que defendeu a importância do diálogo institucional de forma madura, harmônica e profícua.

        O presidente Paulo Dimas iniciou seu pronunciamento destacando o ineditismo de uma filha ocupar a mesma vara que o pai e falou sobre a visita que fez a todos os setores do fórum. “Vi servidores que dão a alma ao trabalho e são a alma do nosso trabalho.” Falou também sobre a necessidade de se enfrentar os obstáculos: “no serviço público é necessário planejamento em longo prazo, até para vencermos a burocracia. Por isso, temos trabalhado muito com o planejamento estratégico, sempre planejando nossas ações para oferecer mais condições de acesso à Justiça para a população”.

        À cerimônia estiveram presentes o vice-prefeito Sigefredo Grizzo; o promotor de Justiça de Jaú, Alexandre Barbieri Júnior, representando o procurador-geral de Justiça; a defensora pública Tatiana Mendes Soares Bochega, representando o defensor público-geral; o juiz assessor da Presidência, chefe do Gabinete Civil, Fernando Figueiredo Bartoletti; a juíza diretora da 3ª Região Administrativa Judiciária, Ana Carla Criscione dos Santos; os juízes de Jaú Ana Virginia Mendes Veloso Cardoso (2ª Criminal), Betiza Marques Soria Prado (Vara do Juizado Especial Cível e Criminal), Carina Lucheta Carrara (1ª Criminal), Daniela Almeida Prado Ninno (3ª Cível), Guilherme Eduardo Mendes Tarcia e Fazzio (4ª Cível) e Waldemar Nicolau Filho (2ª Cível); os promotores de Justiça de Jaú Alexandre de Campos Bovolin, Luís Fernando Rossetto, Rogério Rocco Magalhães, Vivien Felix Bueno de Gois e Wellington Roger Neves; os juízes diretores de fóruns João Thomaz Diaz Parra (Bauru) e Alexandre Vicioli (Barra Bonita); procurador do Estado Walter José Rinaldi Filho, representando a chefe da Procuradoria Regional de Bauru; o conselheiro estadual Júlio César Fiorino Vicente, representando o presidente da OAB SP; presidente da 20ª Subseção da OAB Jaú, Newton Odair Mantelli; comandante do 27º BPM-I, tenente coronel PM Jefferson Bastos; coordenador operacional do 27º BPM-I, major PM Renato Ramos; o delegado de polícia Marcelo Aparecido Thomaz Goes, representando o delegado seccional de Jaú; mgistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, militares, civis, servidores da Justiça e cidadãos jauenses.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP