Denise Retamero toma posse como desembargadora no TJSP

Magistrados, amigos e familiares prestigiaram cerimônia.

 

        “Após 28 anos de carreira, chego ao cargo de desembargadora. É o ápice da carreira, mas não o fim. Ao contrário. Dou início a uma nova jornada. Uma nova fase de muito trabalho para honrar, cada vez mais, o nome do Tribunal de Justiça de São Paulo, em sua incansável luta para outorgar ao jurisdicionado a real, célere e esperada Justiça.” As palavras da magistrada Denise Andréa Martins Retamero marcaram seu discurso de posse no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, ocorrida hoje (28), no Salão do Júri do Palácio da Justiça.

        Na presença de amigos e familiares, a magistrada prestou juramento, assinou o termo de posse e recebeu o Colar do Mérito Judiciário do presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Auxiliada pela prima Ana Maria Martins, colocou pela primeira vez a insígnia, conferida aos desembargadores da Corte e a outras personalidades para homenagear seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica.

        O desembargador Roberto Caruso Costabile e Solimene saudou a mais nova desembargadora em nome do Tribunal paulista. Destacou sua trajetória de vida, suas realizações profissionais e fez menção especial aos pais da magistrada: Miguel Retamero Filho, já falecido, e Zenaide Martins Retamero, que acompanhou a cerimônia. “Uma longa carreira, começada em 2 de janeiro de 1989, uma vida dedicada à causa da Justiça, e que agora é consagrada pela promoção ao cargo de desembargador deste, que é o mais antigo Tribunal do País.”

        Roberto Solimene também destacou o trabalho da Corte Bandeirante. “Posso garantir que dentro deste Tribunal pulsam firmes e decididos os corações de gente corajosa que não abrirá jamais mão de valores como decência, imparcialidade e prudência. Estamos todos nós alertas, atentos, para que a Justiça, que é um bem de todos, sempre prevaleça. Custe o que custar.”

        Antes de encerrar a cerimônia, o presidente Paulo Dimas fez uso da palavra para parabenizar a desembargadora pela posse e pela carreira. “Seu trabalho na Magistratura foi forjado a partir de um sonho, com muita inspiração, suor, lágrimas, mas, principalmente, com o grande ideal de fazer Justiça. Tenho certeza que seu desejo, ao escolher a carreira, era o de ser uma profissional reta, digna, com muita vontade de transformar o Direito em Justiça, inspirada, certamente, pelas lições de vida de seus pais.”

        Prestigiaram a solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o presidente da Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, representando a Seção de Direito Criminal do TJSP e o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Silvio Hiroshi; o defensor público coordenador do Núcleo Especializado em segunda Instância e Tribunais Superiores, João Henrique Imperia Martini, representando o defensor público-geral; o ex-presidente da Seção de Direito Privado do TJSP e ex-diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; a juíza Flávia Poyares Miranda, representando o presidente da Associação Paulista de Magistrados e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; o tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Ricardo Toledo Santos Filho, representado o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sergio Ricardo Moretti; o delegado chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto, representando o delegado-geral; o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, Andrey Guimarães Duarte; o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; desembargadores da 24ª Câmara de Direito Privado, integrada pela desembargadora empossada; demais desembargadores, juízes, promotores, defensores públicos, advogados, servidores, muitos amigos e familiares.

        Currículo – Denise Andréa Martins Retamero nasceu em São Paulo, em 1964. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – turma de 1985. Ingressou na Magistratura paulista no ano de 1988, como juíza substituta da 2ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Bernardo do Campo. Ao longo da carreira, também trabalhou nas comarcas de Bariri, Santa Bárbara D’Oeste e na Capital. Em 2011, assumiu o cargo de juíza substituta em 2º Grau. A posse administrativa como desembargadora do TJSP ocorreu em 22 de fevereiro deste ano.

 

 

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP