TJSP realiza XI Seminário A Importância da Saúde na Gestão de Pessoas

Palestras despertaram interesse de servidores e magistrados.

 

       A Secretaria da Área da Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça paulista realizou ontem (25) a 11ª edição do seminário A Importância da Saúde na Gestão de Pessoas, no auditório do Gade MMDC. Especialistas de diversas áreas foram chamados para conversar com os servidores e magistrados sobre temas atuais e de grande relevância. O evento foi direcionado para cerca de 400 dirigentes das unidades de primeira e segunda instâncias da Capital.

       O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, não pôde comparecer em razão de compromissos anteriormente agendados. Enviou uma mensagem em vídeo no qual ressaltou a relevância do evento e elogiou a iniciativa da SAS em ajudar na melhoria da qualidade de vida dos servidores.

       A abertura do seminário ficou a cargo do juiz assessor da Presidência na Área de Recursos Humanos Roberto Chiminazzo Júnior, representando o presidente. “É fundamental o trabalho realizado pela Secretaria da Área da Saúde, visto que nosso dia a dia tem se tornado cada vez mais atribulado, o que reflete diretamente na saúde. Cada vez mais temos que nos preocupar com a prevenção de doenças e o bem-estar dos funcionários”, disse.

       Após apresentação do Coro Feminino da Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU) do Mackenzie, teve início a primeira palestra do dia, com a psicóloga e escritora Marilda Novaes Lippi, com o tema “Saúde e resultados caminham juntos?”.  “Os quatro pilares do controle do stress são a regulação emocional, a alimentação saudável, o relaxamento e a atividade física. As mudanças hoje são muito intensas e as pessoas precisam de uma adaptação rápida, pois existe uma cobrança muito grande por quantidade de resultados”, explicou. Para a especialista, ser feliz é viver com qualidade.

       O médico e membro permanente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Valentim Gentil Filho, discorreu sobre “Ansiedade, Angústia e Depressão – do diagnóstico ao tratamento”. “Muitas pessoas confundem ansiedade, pânico, angústia e depressão. É preciso cuidado no diagnóstico desses males para que seja ministrado o tratamento correto para cada caso”, disse. Um dos tópicos abordados foi a depressão que atinge cada vez mais gestantes. “A depressão pós-parto é a principal causa de morte materna, mais do que a hemorragia e a septicemia. A prevenção é fundamental”, completou.

       O médico e especialista pela Sociedade Brasileira de Cancerologia Daniel Cubero falou sobre o tema “O impacto do diagnóstico de câncer para as pessoas, seus familiares e ambientes de trabalho”. Explicou como agir com pessoas diagnosticadas. “Na maioria das vezes, não sabemos o que dizer e como agir com uma pessoa que tem a doença, existe uma diferença abissal entre ter câncer e conhecer alguém que tem”, afirmou. “Simplesmente esteja lá, respeite o espaço do paciente, deixe que ele conduza a conversa, não o interrompa. Ações valem mais do que palavras.”

       A última palestra do dia foi realizada pela vereadora Sonia Francine,  que tratou de diversidade sexual. “Os membros da comunidade LGBT devem ter os mesmos direitos de qualquer cidadão e a gente não escolhe por quem se apaixona”, defendeu. A palestrante ressaltou que o termo antes conhecido como homofobia passou a ser chamado de LGBTfobia, o que o torna mais abrangente na luta contra as desigualdades e injustiças cometidas contra esses cidadãos.

       O encerramento foi realizado pelo secretário da Área da Saúde do TJSP, Tarcísio dos Santos, que agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância de iniciativas que visem melhorar o ambiente de trabalho e conscientizar as pessoas a se preocuparem mais com a saúde.

       O evento também contou com a presença do coordenador da Associação Paulista de Magistrados na seção de Direito Público, desembargador Luis Antonio Ganzerla; a defensora pública Cláudia Manning, representando o Defensor Público-Geral; e o major dentista PM Gilberto Naufel, representando a Diretoria de Saúde da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

       Mais fotos no flickr.

 

       Comunicação Social TJSP – MJ (texto) / AC (fotos)

       imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP