Judiciário participa de workshop promovido pelo Conselho Regional de Farmácia

Tema do encontro foi a judicialização da saúde.

 

        Na última quarta-feira (26), o Tribunal de Justiça de São Paulo marcou presença em workshop sobre judicialização da saúde, realizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), na cidade de Presidente Prudente. O juiz coordenador do Comitê Estadual de Saúde e assessor da Presidência, Sylvio Ribeiro de Souza Neto, expôs os desdobramentos e desafios resultantes do alto número de pedidos de concessão de remédios à Justiça.

        A vice-presidente do CRF-SP e coordenadora do Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM), Raquel Rizzi, apresentou dados sobre o panorama da judicialização e assistência farmacêutica na região de Presidente Prudente. Já a chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica de São José do Rio Preto, Carmen Ligia Firmino Marques, falou sobre o papel do farmacêutico na redução do número de processos com pedidos de medicamentos.

        De acordo com Sylvio Ribeiro, “o papel do farmacêutico é essencial para que haja desjudicialização à medida que a sua atuação, ocorrendo junto com outros profissionais da área da Saúde, pode contribuir para que o cidadão não precise recorrer à Justiça para ter acesso ao seu tratamento”.

        Também participaram do evento o secretário municipal de Saúde de Presidente Prudente, Valmir da Silva Pinto; a diretora regional da Seccional de Presidente Prudente do CRF-SP, Rosilene Martins; o diretor técnico da DRS-11, Jorge Yochinobo Chihara; demais farmacêuticos, profissionais da área da Saúde, gestores públicos e operadores do Direito.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / CRF-SP (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP