OAB realiza júri simulado no TJSP

Réu foi condenado a 16 anos de reclusão.

 

        Na manhã desta sexta-feira (19), um grupo, composto por cerca de 60 advogados e estudantes de Direito, esteve na sede do Judiciário paulista para a simulação de uma sessão de júri popular, ocasião em que atuaram como juiz, promotor, advogados, réu e jurados, na adaptação de um caso real.

        O crime teria acontecido em 2003, com o homicídio de um rapaz conhecido por “Índio”, que atuava como comparsa do réu em outros delitos – ele foi morto com 14 tiros. O motivo teria sido seu desempenho durante a execução de um crime malsucedido no Interior.

        Após os debates entre acusação e defesa, o Conselho de Sentença se reuniu para votar os três quesitos: materialidade (se a vítima foi morta), autoria (se o acusado seria o autor do crime) e se os jurados absolveriam o réu. Eles o condenaram e o juiz fixou a pena em 16 anos de reclusão, em regime inicial fechado. A defesa manifestou interesse em recorrer da Sentença.

        Os participantes se sentiram motivados com a atividade. Para o advogado Marcelo Rodrigues Pereira, “a experiência no Tribunal de Justiça é fundamental para a prática da atuação dos advogados”. A estudante de Direito Ingrid Thais da Silva já havia presenciado outras sessões simuladas no Palácio da Justiça e afirmou que “esta edição foi, particularmente, diferenciada, por contar com a atuação de advogados experientes”.

        “É uma satisfação realizar uma sessão como esta aqui no ambiente do Tribunal de Justiça, que nos dá a grata sensação de que estamos no caminho certo. Parabenizo todos os participantes, que abrilhantaram o nosso evento”, disse o advogado e professor universitário Valdemir Lucena de Araújo, coordenador do grupo, ao encerrar o evento.

        As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais, pelo telefone (11) 3117-2596.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / DG (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP