Louveira concretiza adoção tardia no Dia Nacional da Adoção

#AdotarÉAmor Irmãos estavam acolhidos há seis anos.

 

        O Dia Nacional da Adoção, comemorado nesta quinta-feira (25), teve um final feliz na Comarca de Louveira. Foi nessa data que um casal de irmãos, de 7 e 12 anos, foi adotado.

        A.B.S. e V.G.S estavam acolhidos institucionalmente há aproximadamente seis anos, tendo sido realizadas, de maneira ostensiva, diversas tentativas infrutíferas de retorno à família de origem. Eles foram inseridos no projeto de Apadrinhamento Afetivo e realizaram aproximação com um casal, que acabou desistindo de adotá-los.

        A juíza da Comarca de Louveira, Camila Corbucci Monti, determinou ao Setor Técnico consulta aos pretendentes inscritos no Cadastro de Pretendentes à Adoção e no Cadastro Nacional de Adoção, mas, esgotadas todas as possibilidades, por se tratar de crianças com perfil de difícil colocação em família substituta – ambas se enquadram no conceito de ‘adoção tardia’, pois têm mais de 7 anos de idade –, foi sugerido pela assistente social judiciário Patrícia Martin Beraldo que se fizesse a Busca Ativa.

No período de uma semana, foram encontrados os adotantes, Ially Erick Almeida e Moisés de Almeida, ambos com processo de habilitação tramitando na Comarca de Arapiraca, Alagoas. O casal realizava trabalhos voluntários em abrigos e demonstrava interesse pela adoção tardia, tendo se sensibilizado com o histórico das crianças.

        A juíza autorizou as aproximações, que ocorreram na instituição de acolhimento com a supervisão das equipes técnicas por meio de contatos telefônicos e via Skype, em virtude da distância. E assim, gradativamente, os vínculos começaram a se estreitar de maneira positiva e o casal decidiu adotar os irmãos. A instituição de acolhimento ofereceu uma festa de despedida com a presença dos adotantes, sendo um momento de grande alegria para todos os envolvidos.

        A juíza concedeu a guarda provisória para fins de adoção e o processo foi remetido à Comarca competente para iniciar o Estágio de Convivência e finalização da adoção tardia.

 

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / Comarca de Louveira (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP