Judiciário paulista promove exposição de processos históricos

Exposição acontece no Palácio da Justiça.

 

        A história de São Paulo e do País contada através de processos históricos – essa é a tônica da exposição “Do Papel à Era Digital”, uma realização do Tribunal de Justiça de São Paulo, que acontece no Palácio da Justiça.

        São exibidos 29 processos – o visitante tem um panorama da documentação processual, década a década, ao longo dos quase 150 anos de história do Tribunal. Entre eles, ações sobre as revoluções de 1924 e 1932; casos da escravatura; histórias de figuras célebres (Marquesa de Santos, Peixoto Gomide, Conde do Pinhal etc.) e processos que discutiram os lamentáveis incêndios nos edifícios Joelma e Andraus. Também há casos mais recentes, de grande repercussão: Lindomar Castilho (condenado pela morte da esposa Eliane de Grammont); Esquadrão da Morte; a apuração da morte de Vladimir Herzog e ação criminal contra o médico Roberto Farina, que fez a primeira cirurgia de mudança de sexo no Brasil.

        Os autos estão expostos, mas, como não podem ser manuseados (para preservação dos documentos), cada expositor tem um QR Code (código de barras em 2D). Basta o visitante utilizar um aplicativo de celular para leitura do código e acessa as fichas técnicas, com detalhes dos processos.

        Na mostra, o visitante percorre fatos históricos e jurídicos que nortearam os rumos do País, cujos marcos temporais serão apresentados em banners, estabelecendo-se uma relação com os processos. Os casos foram selecionados pelo Programa de Gestão Documental do TJSP, que conta com a área de “Reserva Técnica” destinada à preservação e conservação de processos classificados como de importância histórica e valor permanente. Compareça.

 

        Exposição “Do Papel à Era Digital”

        Abertura: Dia 14/8 (segunda-feira), 14 horas

        Visitação: Até 25/8, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30

        Excepcionalmente a exposição estará aberta à visitação nos dias 19 (sábado) e 20 (domingo), das 10 às 18 horas 

        Local: Palácio da Justiça – Salão dos Passos Perdidos (Praça da Sé, s/nº)

        Entrada franca

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / JT (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP