Gestores do TJSP participam de workshop sobre gestão de projetos

Seplan e STI  organizaram evento unindo teoria e prática.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou na sexta-feira (11) o I Workshop de Gestão de Projetos. Organizado pela Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplan), com o apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), o evento foi direcionado a 98 gestores de diferentes áreas da instituição, com foco no planejamento de projetos.

        Na abertura do evento, o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas, destacou a importância da modernização e do aprimoramento na gestão do maior Tribunal do País. “Precisamos aproveitar melhor nossas estruturas e evitar o retrabalho. Já temos 280 projetos em andamento na Unidade de Gerenciamento de Projetos, mas queremos que todas as iniciativas fiquem registradas. Pode acontecer de, em um primeiro momento, esse pré-projeto não seguir adiante, por alguma restrição. Mas ele fica cadastrado e, no futuro, vencidos os entraves, não é preciso começar todo o estudo do zero. O caminho para o sucesso é planejamento estratégico, boa gestão e eficiência de recursos”, afirmou.

        A equipe da Seplan ensinou aos participantes como desenvolver um projeto utilizando o “Project Model Canvas”, modelo desenvolvido pelo professor José Finocchio Júnior. O método utiliza conceitos de gerenciamento e neurociência para simplificar a elaboração de um plano. “O que é uma iniciativa? Como planejar? Como transformar uma iniciativa em projeto? É isso que vamos trabalhar hoje”, explicou a secretária de Planejamento Estratégico do TJSP, Carmen Giadans. Também fizeram exposições o diretor de Planejamento, Rodrigo Teixeira, e o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), Marco Aurélio Giovani Visconti.

        Já a equipe da STI, maior secretaria do Tribunal e que conta com mais projetos na UGP, falou sobre o funcionamento de seu “Escritório de Projetos”. “Como a STI tem um volume muito grande de projetos, criamos essa unidade dentro de nossa estrutura, para que pudéssemos acompanhar, de forma organizada, o nosso trabalho”, contou Rosely Castilho, secretária de TI. Também fizeram uso da palavra o diretor de Segurança, Controle Operacional e Comunicação de TI, Edivaldo Sartor, e o supervisor Fábio Maçoli, responsável pelo “Escritório de Projetos”.

        Após as apresentações, os participantes foram divididos em quatro grupos e convidados a criar um projeto, colocando em prática os conceitos apresentados. Cada grupo contou com a atuação de dois juízes assessores da Presidência. A partir de um contexto fictício, os grupos definiram seus gerentes, seus relatores e trabalharam todos os itens do “Canvas”: justificativa, objetivos, benefícios, requisitos, riscos e demais itens necessários para o desenvolvimento de um projeto. Em seguida, cada grupo apresentou os resultados.

        Além dos juízes assessores, também participaram do workshop os secretários, diretores, coordenadores e demais gerentes de projetos em andamento no TJSP.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP