Presidente da Seção Criminal do TJSP visita Deecrim da 6ª RAJ

Região terá parceria para empregar presas do semiaberto.

 

        O presidente da Seção de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Renato de Salles Abreu Filho, visitou, na última sexta-feira (11), as instalações do Departamento Estadual de Execuções Criminais (Deecrim) da 6ª Região Administrativa Judiciária – Ribeirão Preto. Acompanhado do juiz assessor Paulo Rogério Bonini, também conheceu o Departamento de Administração da 6ª RAJ (Daraj-6), que funciona no mesmo prédio.

        Durante a visita, a equipe do Deecrim anunciou parceria para projeto que empregará 20% das presas condenadas que se encontram em regime semiaberto na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto.  Nos próximos meses as detentas sairão para trabalhar na empresa Intelli-Indústria de Terminais Elétricos, de propriedade do engenheiro e também vice-cônsul da Itália, Vicenzo Antônio Spedicato, que fica em Orlândia (56 quilômetros de Ribeirão Preto).

        O projeto é de iniciativa do juiz coordenador do Deecrim, Luís Augusto Freire Teotônio, e da coordenadora do Departamento, Patrícia Tiuman de Souza Carvalho. “Esta é a primeira parceria que firmamos e as presas deverão ser transportadas pela própria empresa Intelli. O Estado não terá custos, além de ser muito positivo para a reintegração delas à sociedade”, declarou Patrícia.

        Atualmente a Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto tem 438 mulheres no sistema, sendo 104 com o benefício do regime semiaberto. Segundo a diretora-geral da penitenciária feminina, Juliana Preti Santiago, são ministrados diversos cursos para aperfeiçoamento e ressocialização das detentas. “Recentemente, elas concluíram o curso de pintura em paredes e já estão fazendo trabalhos voluntários em entidades assistenciais, como a Casa das Mangueiras, que tem uma área extensa e vai demorar alguns meses para terminar”, disse Juliana.

        O desembargador Alcides Leopoldo e Silva Júnior, coordenador da 41ª Circunscrição Judiciária, também acompanhou a visita do presidente da Seção Criminal do TJSP e o anúncio do projeto. Estavam presentes, ainda, os juízes da comarca José Roberto Bernardi Liberal, Hélio Benedini Ravagnani, Guaracy Sibille Leite, Guacy Sibille Leite, Lúcio Alberto da Silva Ferreira, Ilona Márcia Bittencourt Cruz, Carolina Moreira Gama, Marta Rodrigues Maffeis Moreira, Vanessa Aparecida Pereira Barbosa, Giovani Augusto Serra Azul Guimarães; o vice-cônsul da Itália Vicenzo Antônio Spedicato; o advogado Rafael Rosário Ponce; a diretora de Trabalhos e Educação na Penitenciária Feminina, Sumaia Miyamoto Gepi, além de servidores do Deecrim e da 6ª RAJ.

 

        Comunicação Social TJSP – FR (texto e fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP