Programa Melhor Sem Tabaco promove reunião inaugural

São realizadas consultas médicas e odontológicas.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Secretaria da Área da Saúde – SAS, realizou hoje (13) a reunião inaugural do programa “Melhor Sem Tabaco”, na sede da SAS, no bairro da Consolação.

        O coordenador de Apoio Administrativo aos Eventos de Promoção de Saúde, Marcelo Angotti, parabenizou os participantes pela difícil tarefa de decidir parar de fumar. De acordo com ele, “poucas pessoas conseguem parar de fumar já na primeira tentativa”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 70% dos fumantes desejam parar de fumar; 3% a 5% conseguem sem qualquer tipo de ajuda, e que o sucesso poderá ser alcançado em 60% dos casos, se contarem com auxílio especializado.

        Dessa forma, a SAS promove anualmente o programa “Melhor Sem Tabaco”, que inclui uma palestra inaugural, consultas médicas para avaliação de possíveis distúrbios causados pelo fumo, bem como a realização de oroscopia (exame bucal) e monoximetria – medição de toxicação presente no organismo. Além disso, também promove os Grupos Terapêuticos – reuniões semanais (por seis semanas seguidas), conduzidas por equipe especializada, formada por médicos psiquiatras, assistentes sociais e psicólogos.

        Angotti também explicou sobre o risco das doenças coronarianas – infarto, angina, arterosclerose, cânceres e outras, ligadas ao consumo do cigarro. Falou ainda sobre os perigos do tabagismo passivo, que é a terceira causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.

        O palestrante ainda alertou a respeito da síndrome de abstinência e deu dicas de como vencer a fissura. “São momentos críticos nos quais a vontade de fumar é muito grande e o índice de recaída é alto, mas é a ocasião em que devemos nos manter fortes, pois são cinco minutos que devem ser preenchidos com outras atividades, como beber água, praticar alguma atividade manual ou modalidade esportiva”, recomendou.

        A diretora de Assistência e Promoção à Saúde do TJSP, Andrea Cristina Menezes Pires Correa também esteve presente à palestra.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP