Comarca de São Vicente promove curso e palestras sobre ‘Constelação Familiar’

Técnica busca esclarecer os fatos geradores de conflitos.

 

        A Comarca de São Vicente tem utilizado, desde o ano passado, a técnica da “Constelação Familiar” na Casa da Família, espaço onde funcionam as duas varas, um Centro de Conciliação e Mediação e o Serviço Psicossocial. A “Constelação Familiar” é uma técnica que busca esclarecer para as partes o que tem por trás do conflito que gerou o processo judicial. Os litígios levados para as sessões de constelação abordam questões de origem familiar, como violência doméstica, endividamento, guarda de filhos, divórcios litigiosos, inventário, adoção e abandono. Um terapeuta especializado comanda a sessão.

        Em agosto, a juíza Vanessa Aufiero da Rocha, da 2ª Vara da Família e das Sucessões da Comarca, iniciou dois projetos relacionados ao tema. O primeiro se trata de um curso chamado “Percepções sistêmicas: o despertar de uma nova consciência jurídica”, voltado a advogados, assistentes sociais, conciliadores, conselheiros tutelares, defensores, facilitadores, juízes, mediadores, promotores e psicólogos, que busca ampliar o desenvolvimento do autoconhecimento e viabilizar transformações qualitativas em suas vidas e nas vidas das pessoas com quem trabalham.

        O curso é composto por sete módulos – três dos quais já ministrados – e são disponibilizados para até 150 pessoas. A previsão é que o curso tenha seguimento até novembro. “Desde o primeiro dia de curso, percebi que se abriram caminhos em minha vida, em meu relacionamento familiar e profissional, e comecei a enxergar a importância da minha família. Já no meu trabalho identifiquei as coisas que dificultavam os relacionamentos e causavam conflitos entre os funcionários. Nunca imaginei que haveria essa grande mudança em nossas vidas”, relata Liziane Taconi Migues, participante do curso.

        A outra iniciativa da magistrada foram as palestras vivenciais temáticas, oferecidas à comunidade jurídica e demais usuários do Poder Judiciário. A primeira apresentação, realizada em 25/8, tratou do tema “Pais e filhos: vinculados para a toda a vida”, que teve como objetivo ressaltar a importância dos vínculos entre pais e filhos e mostrar às pessoas as dinâmicas ocultas que geram os conflitos familiares. Interessados em participar das palestras podem obter mais informações pelo e-mail percepcoessistemicas@gmail.com.

 

        Comunicação Social TJSP – MF (texto) / AC (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP