TJSP promove palestra sobre prevenção do suicídio

Evento foi realizado pela SAS e EJUS.

 

        Cerca de 500 funcionários e magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo saíram aptos a identificar e auxiliar pessoas com tendências suicidas após a palestra “Suicídio, um fenômeno social ou um sintoma psiquiátrico?”, proferida pelo médico Daniel Cruz Cordeiro nesta sexta-feira (22), na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior. O evento foi realizado pela Secretaria da Área da Saúde (SAS) do TJSP, em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (Ejus).

        A abertura da palestra ficou a cargo secretário da SAS, Tarcisio dos Santos, que agradeceu ao palestrante pela colaboração e também ao Serviço Psicossocial Clínico do Tribunal pelo apoio.

        “A grande maioria dos suicídios é evitável”, afirmou o palestrante. Daniel Cruz Cordeiro é médico com mestrado no Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres e experiência em emergências psiquiátricas, comorbidade psiquiátrica e dependência química. Sua intenção foi abordar o tema de forma leve, para que a palestra não se tornasse uma experiência desconfortável para o público.

        Os presentes acompanharam atentos e interessados a exposição. “Quem está pensando em suicídio apresenta vários sinais”, explicou ele. Desde a contemplação da ideia da morte até o efetivo planejamento do suicídio existem diversos momentos em que é possível ajudar. O especialista abordou casos recentes que preocuparam a sociedade, como o jogo da baleia azul, que incentiva jovens a tirarem a própria vida, o surto de suicídios entre estudantes de medicina da USP e outros. “A sociedade tem um papel importante no comportamento suicida”, afirmou.

        O médico também abordou visões filosóficas, sociológicas e epidemiológicas sobre o assunto. Daniel elencou, ainda, os principais fatores de risco, aqueles sociodemográficos (homens, por exemplo, estão mais sujeitos), psiquiátricos (depressão e outros transtornos) e psicossociais (desemprego, abusos etc).

         Ao final respondeu a perguntas dos 110 inscritos na modalidade presencial e 482 na modalidade online.  Também assistiram à palestra o desembargador Louri Geraldo Barbiero; a diretora de Assistência e Promoção de Saúde da SAS, Andréa Cristina Menezes; e a supervisora do Serviço Psicossocial, Rosimery Godoy.

 

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP