TJSP promove a palestra ‘A Difícil Arte de Fazer Rir’

Palestrante caracterizou-se como o ‘Palhaço Quincas’.

    

        A Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, com organização da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS) e apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), promoveu hoje (10) a palestra A Difícil Arte de Fazer Rir – O Que Um Palhaço Faz no Hospital e na Vida.

        O palestrante foi Antonio Jorge Dantas, administrador de empresas; pós-graduado em pedagogia da cooperação e metodologias colaborativas; educador corporativo e voluntário como palhaço em hospitais, praças, asilos, orfanatos e empresas.

        O desembargador responsável pela CAPS, Antonio Carlos Malheiros, abriu o evento e apresentou o convidado. “Amigos, estou muito feliz por trazer o Antonio Jorge Dantas para contar sua experiência. Sei o quanto é importante fazer rir e humanizar os hospitais. E o Dantas, como o Quincas, faz isso com maestria.”

        O palestrante entrou na Sala do Servidor caracterizado como o “Palhaço Quincas” e encantou os presentes com suas brincadeiras, simpatia e alegria. Durante a apresentação, realizou várias dinâmicas para descontrair a plateia. “Às vezes as pessoas só querem um bom dia, um sorriso, um olho no olho. O palhaço faz isso”, afirmou, antes de contar histórias acontecidas nos corredores de alguns hospitais. “Todo mundo gosta de se sentir importante: o elogio sincero é simples, sem discurso, e, se é verdadeiro, vai fazer toda a diferença na vida do outro”, disse.

       No decorrer da palestra, Quincas tirou a peruca e o nariz e voltou como Antonio Jorge Dantas. O convidado falou sobre a Operação Arco-íris – Palhaços Voluntários em Hospitais, trabalho que realiza e que conta com 60 palhaços das mais diversas profissões, que atuam em cinco hospitais de São Paulo: Darcy Vargas, Graac, Hospital Infantil Menino Jesus, Instituto de Infectologia Emilio Ribas e Beneficência Portuguesa.

        Dantas contou que todo ano a instituição realiza um processo de capacitação para novos voluntários. “O nosso trabalho é feito não só com o olhar para as crianças que estão sob tratamento, mas também para os pais, funcionários e corpo clínico, para que juntos possamos transformar a realidade dessas pessoas por meio da arte. O nariz de palhaço é mágico, tem superpoderes e nos leva para outros lugares”, concluiu.

      O palestrante também respondeu a perguntas da plateia e dos que acompanharam online. Ao final, recebeu do desembargador Antonio Carlos Malheiros certificado do TJSP. “Quincas querido, parabéns por contar para todos nós a difícil arte de tentar trazer felicidade para as pessoas”, encerrou Malheiros. 

Acompanharam o evento o secretário de Administração do TJSP, Eduardo Roberto Alcantara, e o presidente da Operação Arco-íris – Palhaços Voluntários em Hospitais, Adê Teixeira (palhaço Romão). Cerca de 100 servidores acompanharam a palestra na Sala do Servidor no Fórum João Mendes Júnior e 357 pela modalidade online.

         

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP