TJSP investe em tecnologia para registro de frequência

Equipamentos garantem segurança no registro de ponto.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo iniciou, em 2017, a troca dos relógios de ponto em todos os seus prédios, por modelos mais inovadores. A ideia é utilizar mais uma vez a tecnologia para proporcionar mais segurança na identificação do servidor por meio da biometria. A conclusão do projeto de modernização está prevista para dezembro deste ano, quando o número de relógios será ampliado de 800 para 1320 em todas as comarcas do Estado.

        A adoção da nova tecnologia possibilitou ao servidor acessar sua própria frequência, de forma eletrônica, o que antes somente era possível ao gestor, proporcionando, dessa forma, transparência aos registros funcionais.

        A implantação do ponto digital e a substituição do cartão e do livro de ponto geraram também grande economia de papel, uma vez que as unidades não precisam mais encaminhar a frequência dos servidores à Secretaria de Gerenciamento de Recursos Humanos (SGRH) para fins de processamento de benefícios e folha de pagamento.

        Outra facilidade do sistema de frequência biométrica é o controle online do prontuário do servidor, com a contabilização de faltas abonadas, ausências médicas, doação de sangue, nojo e gala, entre outros. A biometria possibilita a realização de cálculos automáticos de compensações, descontos, serviço extraordinário, horário de estudante e banco de horas, acelerando, assim, as análises necessárias para os gestores das unidades.

        A evolução tecnológica agiliza, ainda, o processamento dos dados e a integração com outros sistemas que compõem o projeto da SGRH, a exemplo dos pedidos de férias, licença-prêmio, licença-saúde e afastamentos, bem como o controle da jornada de trabalho, proporcionando facilidade a gestores e servidores.

        Um pouco de história

        Antigamente, o ponto dos servidores era computado em relógios mecânicos ou por meio de livros de ponto. Todas as 44 mil frequências eram encaminhadas mensalmente em formulários impressos e então digitadas pelo setor de Recursos Humanos, para inserção no sistema que alimenta a Folha de Pagamento.

        A partir de 2005 houve a implantação do sistema online para envio das frequências, eliminando o formulário impresso, porém, foi mantido o registro de ponto em relógios mecânicos ou livros.

        A biometria começou a fazer parte do dia a dia do Tribunal a partir de 2006, quando houve a aquisição de 800 relógios biométricos. O projetopiloto do Sistema de Frequência foi implantado em 2007, inicialmente no Centro Administrativo e no Foro Regional Nossa Senhora do Ó, com a utilização dos primeiros mecanismos.

        De novembro de 2009 até janeiro de 2012, o ponto biométrico foi implantado gradativamente na Capital e no Interior, com o treinamento de todos os gestores para a utilização do sistema.

        Em 2015 e 2016 foram iniciados os estudos para a troca dos relógios biométricos já desgastados pelo uso, quando foi realizada a licitação para a aquisição dos novos equipamentos.

 

        N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 25/10/17.

 

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / AC (fotos) / MC (layout)

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