Advogados são condenados por envolvimento com facção criminosa em Presidente Venceslau

Penas foram fixadas em regime inicial fechado.

 

        O juiz Gabriel Medeiros, da 1ª Vara de Presidente Venceslau, condenou seis advogados acusados de envolvimento com organização criminosa. Um dos advogados foi condenado a 17 anos e dois meses de reclusão; um a 12 anos e três meses de reclusão e os demais a oito anos e nove meses de reclusão. Todas as penas são em regime inicial fechado.

        De acordo com a denúncia, os acusados integravam uma rede que atuava em favor de organização criminosa. Prestavam assistência a familiares e a detentos, com utilização de dinheiro de origem ilícita.

        Ao proferir a sentença, o magistrado cita o modo de operação da organização, que agia em conjunto a facção criminosa: “Essa organização integrada pelos réus configura verdadeiro estado paralelo, atuando severamente na prática de diversos outros crimes graves, como tráfico de drogas, roubos e homicídios, com regras dispostas em Estatutos, tudo a demonstrar à extrema reprovabilidade de suas condutas e a justificar a exasperação da reprimenda”.

        A denúncia decorreu de investigações que ficaram conhecidas como “Operação Ethos”. Outros advogados também já foram condenados pelo mesmo crime.

        Cabe recurso da decisão.

 

        Processo nº 0000762-32.2017.8.26.0483

 

        Comunicação Social TJSP – WL (texto) / AC (foto ilustrativa)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP