Judiciário prestigia posse de novo diretor da Faculdade de Direito da USP

Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto assumiu cargo.

 

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, participou ontem (12) da solenidade de posse do professor Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto, novo diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e do professor Celso Fernandes Campilongo, vice-diretor da instituição. Docente da faculdade, o desembargador Pereira Calças esteve ao lado de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), advogados, professores e alunos para prestigiar a cerimônia realizada no Salão Nobre da faculdade.

        A oradora em nome das Arcadas, a professora Odete Medauar, destacou a trajetória do diretor. “Desde os seus primeiros passos como professor passou a desfrutar de merecido renome”, afirmou. Também ressaltou a importante responsabilidade que assume, pois “a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco acolhe alunos para que aqui possam realizar seus sonhos”.

        O novo diretor terá mandato de quatro anos. “Não é pouco o que temos a fazer, mas estou disposto a fazer o que tem que ser feito”, afirmou Floriano de Azevedo Marques Neto. Elogiou a gestão anterior, do professor José Rogério Cruz e Tucci, por ter fomentado ambiente em que viceja o diálogo “franco e aberto”. Também agradeceu aos demais professores pelas “manifestações de disposição a colaborar” com sua administração. Em seu discurso o diretor reforçou o compromisso da instituição com a diversidade, excelência e o diálogo.

        Para o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, a posse é momento de “renovação de expectativas e esperanças” e “reflexão sobre o futuro da faculdade”. “Parabéns à congregação, que teve a sabedoria de escolher pessoas desse gabarito”, concluiu.

         

        Trajetórias

        Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto possui graduação em Direito (1990) doutorado (1999) e livre-docência (2008) em Direito, todos pela USP. É professor titular desde 2014 e atua na área de Direito do Estado. Celso Fernandes Campilongo também é graduado, mestre e doutor em Direito, todos pela USP. É professor titular da FD desde 2011 e professor doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

        Também participaram da posse o vice-presidente do STF, ministro José Antônio Dias Toffoli; os ministros do STF Enrique Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes; o ex-ministro do STF Eros Grau; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, conselheiro Renato Martins Costa; o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes; o ex-ministro Celso Lafer; o secretário-geral da USP, Ignacio Maria Poveda Velasco; o ex-diretor da Faculdade de Direito José Rogério Cruz e Tucci;  o pró-reitor de cultura e relações comunitárias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desembargador Antônio Carlos Malheiros; o presidente da Associação de Advogados de São Paulo (AASP), Luiz Périssé Duarte Junior; o vereador Caio Miranda; e a procuradora-geral da USP, Adriana Fragalle Moreira; além magistrados, de professores da congregação do Largo São Francisco, ex-alunos e universitários.

 

         * Com informações da USP

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP