Desembargadores Cláudio Marques e Elói Estevão Troly tomam posse no TJSP

Solenidade aconteceu no Palácio da Justiça.

 

        Cláudio Antonio Marques da Silva e Elói Estevão Troly tomaram posse ontem (13) no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Com, respectivamente, 28 e 32 anos de experiência na judicatura, os magistrados chegam à 2ª instância após solenidade que inspirou o público reunido no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede da Corte bandeirante.

        O orador em nome do Tribunal, desembargador Fábio de Oliveira Quadros, destacou as “brilhantes carreiras” dos empossados, “em que demonstraram serem portadores de atributos pessoais e profissionais que fizeram que seus nomes ficassem marcados pelas comarcas onde exerceram a Magistratura”. Quadros afirmou que os dois chegam ao posto mais elevado da Justiça paulista “em época qualificada por injustos ataques generalizados ao Judiciário.” Em que pesem os desafios, ressaltou o orador, “sempre será preservado o Estado democrático de Direito, que tem na Magistratura sua irrestrita fiadora”.

        O desembargador Cláudio Antonio Marques da Silva compartilhou com o público que dois sentimentos predominavam em seu espírito: o júbilo e a gratidão. E foi em relação ao segundo que girou seu discurso. O magistrado agradeceu aos pais, esposa, irmãos, primos e filhos. “Minha razão de viver”, afirmou. Também lembrou o nome de diversos colegas que o auxiliaram ao longo de sua trajetória, desde quando estudava para o concurso de ingresso na Magistratura até os dias de hoje. Rememorou que décadas atrás tomou posse como juiz no mesmo Salão do Júri, com muita “alegria e esperança”. “Retorno agora como alguém mais experiente e com redobradas alegrias e esperanças”, finalizou.

        Agradecimentos também foram o mote da fala do desembargador Elói Estevão Troly. “A gratidão é o bálsamo da alma”, ressaltou. “Peço a Deus saúde e energia para continuar o trabalho de magistrado, com humildade e consciência de quem muito ainda precisa aprender”, declarou. “Pretendo compartilhar todos os esforços da Magistratura paulista para propiciar, da melhor forma e presteza possível, a distribuição de Justiça aos cidadãos, ao povo paulista, lutador, forte e trabalhador, os destinatários finais de nosso trabalho, a razão de ser de nossa missão.”

        O presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, declarou sua alegria em receber os dois novos desembargadores, que com “simplicidade” “abriram seus corações” e relataram o caminho que percorreram até aquele momento. “Aplicaram aquilo que gosto de chamar de pedagogia do exemplo”, destacou o presidente. “Deram aula de modéstia, singeleza e de amor.” Para Pereira Calças, ambos demonstraram em seus discursos a emoção de trabalhar naquilo que se ama. “Quem ama o que faz, o faz bem feito. Senti nas palavras dos senhores o que é amar a Magistratura, o que é ser um juiz paulista. Que Deus vos abençoe e que São Paulo continue a ter juízes do porte, do quilate, da estatura moral de vossas excelências”, finalizou.

        Também prestigiaram a solenidade o deputado estadual Chico Sardelli, representando o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo; o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o ex-presidente do TJSP Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o subprocurador-geral do Estado da Área do Contencioso Geral, Fernando Franco, representando o procurador-geral; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Cláudio Antonio Soares Levada, representando o presidente; o ex-vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; os ex-presidentes de Seção do TJSP desembargadores Ricardo Mair Anafe (Direito Público) e Luiz Antonio de Godoy (Direito Privado); a presidente do Instituto Paulista de Magistrados, juíza Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira; o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso, representando o presidente; o prefeito de Matão, José Edinardo Esquetini; o secretário de Negócios Jurídicos de Americana, Alex Niuri Silveira Silva, representando o prefeito; o presidente da Câmara de Americana, Alfredo Luiz Ondas; familiares do desembargador Cláudio Antonio Marques da Silva: a esposa, juíza substituta em 2º grau Rosangela Maria Telles, e os filhos Flávia e Fernando; familiares do desembargador Elói Estevão Troly: a esposa Vera Lúcia Sonego Troly e os filhos Bruno e Hugo; desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, militares, familiares e servidores da Justiça.

 

        Trajetórias

        Cláudio Antonio Marques da Silva – Natural da capital paulista, é bacharel em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica e bacharel e pós-graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Ingressou na Magistratura em 1989, nomeado para a 14ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos. Nos anos seguintes judicou nas comarcas de Nova Granada, Itapeva, Osasco, São Caetano do Sul e na Capital. Em 2012 foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau.

        Elói Estevão Troly – Nascido na cidade de Matão (SP), é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (turma de 1983). Ingressou na Magistratura em 1985, nomeado para a 13ª Circunscrição Judiciária, com sede em Araraquara. Durante sua carreira passou pelas comarcas de Monte Azul, Novo Horizonte, Americana e também na Capital. Foi alçado ao posto de juiz substituto em 2º grau em 2017.

 

         Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC e RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP