Comitê de Acessibilidade define ações para inclusão de funcionários com deficiência

Implantar Política de Acessibilidade é objetivo.

 

        O Comitê de Acessibilidade do Tribunal de Justiça de São Paulo, composto por magistrados e servidores, com e sem deficiência, nos moldes da Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 230/16, reuniu-se na última quarta (13), no Palácio da Justiça, para definir ações da Corte voltadas para a inclusão de funcionários com deficiência. O objetivo do grupo é criar uma Política Institucional de Acessibilidade, para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades. “Queremos ouvir os funcionários que têm deficiência, saber suas dificuldades no dia a dia de trabalho, melhorar essas condições e integrá-los cada vez mais às equipes”, conta a juíza assessora da Presidência Camila de Jesus Mello Gonçalves (Gabinete Civil), que participa do comitê.

        Entre as medidas adotadas está a elaboração de um questionário, que permitirá ao comitê traçar um perfil detalhado dos funcionários do quadro do TJ. “Uma das premissas para a efetiva inclusão é dar visibilidade às pessoas com deficiência, a fim de conhecer suas dificuldades e ajudá-las na superação das diversas barreiras que enfrentam. As medidas adotadas internamente também beneficiarão o público externo”, explica Camila Gonçalves.

        O comitê pretende desenvolver, ainda, um trabalho que quebre preconceitos com relação à deficiência a partir de campanhas de conscientização. Envolvendo as áreas de tecnologia da informação, arquitetura e gestão de pessoas, o TJSP promoverá algumas melhorias, entre elas a adaptação dos sistemas informatizados para deficientes visuais, incluindo as atualizações do SAJ (Sistema de Automação da Justiça). Por sugestão da juíza Tatiana Magosso e a partir da imediata colaboração dos membros de áreas técnicas, todos integrantes do comitê, foi criado um e-mail para servir de canal de contato, a fim de solucionar dúvidas e compartilhar experiências envolvendo o trabalho de e com pessoas deficientes no âmbito do TJSP – sgp.acessibilidade@tjsp.jus.br.

        Além das juízas assessoras da Presidência, Camila Gonçalves e Tatiana Magosso, participaram da reunião os demais integrantes do comitê: o juiz André Luiz Rodrigo do Prado Norcia (Santo André); Carmen Giadans Corbillon e Rodrigo Teixeira (Diretoria de Planejamento Estratégico/Deplan); Daniele Perroni Kalil, Vinícius de Carvalho Silva e Maria Luiza de Lucena Basso (Secretaria de Gestão de Pessoas/SGP); Maria Luísa Thomaz, Elizabete Gomes de Paula e Ana Lúcia Ferreira da Silva Machado (Secretaria de Primeira Instância/SPI); Marco Antonio Lopes Samaan e Luís Carlos Villani de Souza (Secretaria de Tecnologia da Informação/STI); Carlos Renato Silva dos Reis e Rosana Fátima Anjos Moura (Secretaria de Administração e Abastecimento/SAAB); Angélica Cardoso Gama (Ofício da Infância e da Juventude do FR Santo Amaro) e Marina Alonso Guimarães (Juizado Especial Cível Central).

 

        Comunicação Social – DM (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP