Desembargadoras Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti e Márcia Dalla Déa Barone tomam posse no Palácio da Justiça

Primeira posse simultânea de duas desembargadoras. 

 

        A solenidade de posse das magistradas Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti e Márcia Regina Dalla Déa Barone como desembargadoras da Corte paulista foi realizada na tarde de ontem (21), no Salão do Júri do Palácio da Justiça. As novas integrantes do Tribunal de Justiça de São Paulo assinaram termo de posse, prestaram juramento e receberam o Colar do Mérito Judiciário.

        Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti nasceu na capital paulista e é bacharel em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco (USP), turma de 1988. Ingressou na Magistratura em 1989 e foi nomeada para a 4ª Circunscrição Judiciária, com sede em Osasco. Ao longo da carreira também trabalhou nas comarcas de Itaberá, Santa Bárbara D’Oeste, Barueri e Capital. Antes da promoção a desembargadora foi juíza da Vara da Infância e Juventude do Foro Regional do Tatuapé. Assume a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Carlos Teixeira Leite Filho.

        Márcia Regina Dalla Déa Barone também nasceu na capital de São Paulo. É formada pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, turma de 1985. Ingressou na Magistratura em 1989 e foi nomeada para a 5ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jundiaí. Também judicou nas comarcas de Angatuba, Cotia e na Capital. Em 2012 passou a atuar como juíza substituta em 2º grau. Assume a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Carlos Alberto Garbi.

        O presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados, desembargador Walter Rocha Barone, foi o orador em nome do TJSP. Ele agradeceu ao presidente pela deferência do convite para falar em nome do Tribunal e pela oportunidade de recepcionar a própria esposa, Márcia, fato que pela primeira vez ocorreu na Corte.Hoje, o nosso Tribunal está em festa. Esta Casa de Justiça recebe hoje em seus quadros de Segunda Instância duas magistradas que sempre foram um exemplo em sua trajetória profissional”, disse. Ele afirmou que se trata de uma enorme vitória conquistada pelas hoje desembargadoras. “É uma conquista que se deveu, exclusivamente, à competência, à obstinação, ao mérito, e à coragem dessas magistradas”, ressaltou.

        Márcia Regina Dalla Déa Barone também iniciou seu pronunciamento agradecendo a Deus, à família, aos amigos e falou sobre os desafios de sua carreira. “A presença de todos nesta Casa de Justiça é motivo de grande júbilo para mim. É uma forma de dividir com todos esta conquista: a alegria e a honra de integrar o Tribunal de Justiça de São Paulo, hoje no cargo de desembargadora”, salientou. A magistrada destacou que recebe a posse no cargo de desembargadora com muita humildade, em tempos difíceis para o Poder Judiciário, “aceitando o desafio e guardando o mesmo entusiasmo do início de carreira, e com a certeza de que ainda tenho muito que aprender com a vida, com os estudos e com os valorosos colegas que me acompanham, sempre irmanados pelo ideal de justiça”.

        Em seu discurso, a magistrada Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti afirmou que essa é uma das maiores conquistas de quem escolheu o Direito como ofício. “Hoje é um dos dias mais plenos de minha vida”, declarou. Ela agradeceu a Deus, à família e aos amigos e discorreu sobre sua trajetória, especialmente os sete anos em que esteve à frente da Vara da Infância e da Juventude do Foro Regional do Tatuapé. “Neste dia, com o inescondível orgulho de assumir uma cadeira deste centenário Tribunal de Justiça, o mais grandioso e respeitado de nossa Nação, assumo também a imensa responsabilidade de ladear aqueles que aqui se encontram, grandes homens e mulheres que fizeram e ainda farão a história da Justiça Bandeirante”, completou. 

        Para encerrar a cerimônia, o presidente da corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças,  afirmou que esse é um momento de notável que servirá de paradigma para a história do tribunal. “Pela primeira vez duas mulheres assumem simultaneamente e tomam posse no cargo de desembargadoras de nossa Corte de Justiça”, comentou. Ele acrescentou que as magistradas são modelos de mulheres, de juízas, de profissionais, de pessoas dedicadas ao estudo, à academia, “que só chegaram até aqui graças a muito estudo, muito trabalho e comprometimento com a carreira”.

        Também participaram da solenidade o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, representando o governador; o vice-presidente do TJSP, Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o ex-presidente do TJSP desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; a procuradora de Justiça e secretária de Integração da Procuradoria Geral de Justiça do Estado, Lídia Helena Ferreira da Costa Passos, representando o procurador-geral; a defensora pública Maíra Ferreira Tasso, representando o defensor público-geral do Estado; a vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, juíza Vanessa Ribeiro Matteus, representando o presidente; a presidente do Instituto Paulista de Magistrados, juíza Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira; o ex-presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe; a desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva; o membro honorário vitalício e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Flávio Borges D’ Urso, representando o presidente; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o presidente da Academia Paulista de Magistrados, desembargador Luís Paulo Alliende Ribeiro; o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Magistrados do Estado de São Paulo (Magiscred), Heraldo de Oliveira Silva; o conselheiro da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, desembargador William Marinho de Faria, representando o presidente, além de familiares, advogados e servidores.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / KS e RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP