TJSP inaugura retrato de Ademir Benedito na galeria de vice-presidentes

Magistrado ocupou cargo no biênio 2016/2017.

 

        Amigos, familiares, desembargadores, juízes e convidados se reuniram, na tarde de ontem (9), no Palácio da Justiça, sede da Corte paulista, para solenidade de inauguração da imagem do desembargador Ademir de Carvalho Benedito na galeria de retratos da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo. Na tradicional cerimônia, o magistrado teve sua fotografia incluída no rol dos ex-ocupantes no cargo de vice-presidente pelo exercício da função no biênio 2016/2017.

        Após o homenageado e sua esposa, Vanda Lucia Di Yorio Benedito, descerrarem o retrato, o orador em nome da Corte e atual vice-presidente do Tribunal, desembargador Artur Marques da Silva Filho, falou sobre a trajetória de seu antecessor e ressaltou suas qualidades. “O retrato de Vossa Excelência traz, em si, honorabilidade, devoção de espírito, a fidelidade às instituições democráticas e à supremacia da lei; reflete, ainda, a figura de cidadão probo e de profissional dedicado, exemplo de vida, de cidadania, e de amor à Justiça, de zelo e preocupação com o aperfeiçoamento e com a eficiência”, salientou.

        Em seu discurso, Ademir Benedito agradeceu a presença de todos e falou da experiência adquirida na carreira. “Hoje é um dia especial por duas razões: receber essa homenagem e completar 40 anos de ingresso na Magistratura”. Ele contou como surgiu o sonho de se tornar juiz, ainda na infância, e de sua trajetória, passando pelo 1º Tribunal de Alçada Civil, pelas presidências da Seção de Direito Privado e da Câmara Especial, até chegar à Vice-Presidência. “Foi algo que nunca imaginei alcançar”, mencionou. Emocionado, destacou a importância do apoio da família, de Deus e dos colegas para o pleno desenvolvimento de seu trabalho. “Sinto-me imensamente honrado e recompensado”, concluiu.

        Para encerrar o evento, discursou o presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. Afirmou que o ato marcava o encontro da família forense de São Paulo, em um ritual que se insere na história tradicional e secular do Tribunal paulista. Falou, ainda, que o homenageado é um ser humano maravilhoso, admirado pelos colegas ao longo das quatro décadas de serviços prestados ao TJSP. “É uma unanimidade. Todos elogiam sua simpatia, tranquilidade, serenidade e amizade.” O presidente agradeceu a Ademir Benedito por sua atuação exemplar como magistrado, com ênfase em seu trabalho como juiz da área da Infância e da Juventude. “A inclusão da fotografia do nosso homenageado nessa galeria nada mais é do que um pleito de justiça e gratidão, cumprindo a tradição desse Tribunal em homenagear aqueles que fizeram grandes serviços para a Magistratura de São Paulo”, finalizou.

        Também prestigiaram a solenidade o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Massami Uyeda; os componentes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Geraldo Francisco Pinheiro Franco (corregedor-geral da Justiça), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano), Gastão Toledo de Campos Mello Filho (presidente da Seção de Direito Privado) e Fernando Antonio Torres Garcia (presidente da Seção de Direito Criminal); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Paulo Prazak; o procurador de Justiça coordenador-geral do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva, Tiago Cintra Zarif, representando o procurador-geral de Justiça do Estado; o subprocurador-geral do Estado do Contencioso Geral, Frederico José Fernandes de Athayde, representando o procurador-geral do Estado; a defensora pública coordenadora do Núcleo de 2ª Instância e Tribunais Superiores, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, representando o defensor público-geral do Estado; o vice-presidente e corregedor do TRE-SP, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o ex-presidente da Corte desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o ex-vice-presidente do TJSP José Gaspar Gonzaga Franceschini;  o ex-presidente da Seção de Direito Privado do TJSP desembargador Luiz Antonio de Godoy; o ex-presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP desembargador Renato de Salles Abreu Filho; o ex-presidente da Seção de Direito Privado do TJSP desembargador Antonio Jose Silveira Paulilo; o ex-presidente do TRE desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro; o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Magistrados do Estado de São Paulo (Magiscred), desembargador Heraldo de Oliveira Silva; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e juiz do TRE-SP José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP), Fábio Romeu Canton Filho, representando o presidente; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Renato Jose Cury, representando o presidente; o chefe da assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Braz Martins Neto; a esposa do atual vice-presidente, Antonieta Marques da Silva; a esposa do homenageado, Vanda Lúcia Di Yorio Benedito, os filhos Henrique Di Yorio Benedito, Flávio Di Yorio Benedito e Breno Di Yorio Benedito e a nora Ana Paula Alves Benedito; desembargadores; juízes; integrantes do Ministério Público; defensores públicos; advogados; civis e militares, familiares e servidores.

 

         Mais fotos no Flickr

 

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP