EJUS e CAPS promovem palestra “Como Vencer Desafios – Uma história Inspiradora”

Evento aconteceu no FJMJ.

 

        A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) e a Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) promoveram, ontem (10), a palestra “Como Vencer Desafios – Uma História Inspiradora”, na Sala do Servidor, no Fórum João Mendes Júnior. O palestrante foi David César, portador de uma deficiência genética rara chamada “Síndrome de Hanhart”, que acarreta a falta de membros superiores e inferiores. Mais de 600 pessoas acompanharam o evento nos modos presencial e a distância.

        Em sua exposição, David mostrou como força de vontade e persistência ajudam a superar desafios. O palestrante contou que sua mãe sempre buscou educá-lo de forma que se tornasse uma pessoa autônoma e independente, apesar das dificuldades impostas por sua deficiência. “Minha mãe dizia: ‘o David um dia não vai depender de mim’. Foi com essa cabeça que ela me criou”, lembrou o mineiro de 29 anos, que hoje mora sozinho, em uma casa adaptada.

        A mãe também fez questão de matriculá-lo em uma escola regular, junto com alunos que não possuíam nenhum tipo de deficiência. Apesar de sua condição física ter imposto alguns entraves, ele conseguiu conviver harmoniosamente com seus colegas e fazer amizades que continuam até hoje. Por isso, defende que os pais de crianças e jovens com deficiência, mesmo sabendo dos cuidados especiais que demandam, não protejam demais seus filhos. “Se a gente não permite a vivência, não consegue provocar a inclusão”, argumentou.

        Quando David estava em busca de sua primeira experiência profissional, as empresas demoraram a demonstrar interesse, até que ele conseguiu uma vaga no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. No início, seu ambiente de trabalho não era adaptado, mas, ao longo do tempo, a infraestrutura foi melhorando. Atualmente, ele se dedica a ministrar palestras sobre inclusão em todo o Brasil e faz questão de destacar o poder do diálogo: “Quando você não tem estrutura, o diálogo é a melhor ferramenta para a inclusão”.

        Ao final de sua exposição, o palestrante respondeu a perguntas do público.

 

        Comunicação Social TJSP – AS (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP