Cejusc de Caraguatatuba participa de evento itinerante

Programa Multiação leva serviços a bairros da periferia.

 

        O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e Cidadania (Cejusc) de Caraguatatuba participou, em novembro, do Programa Multiação, também conhecido como governo itinerante, realizado pela Prefeitura. O projeto leva serviços gratuitos – como vacinação, emissão de documentos, regularização de registros, atendimento sobre IPTU e tributos diversos – a vários bairros da cidade. Na última edição, os moradores do bairro Olaria foram contemplados.

        O Cejusc participou pela primeira vez do programa. Foram realizados atendimentos relacionados a Direito de Família (divórcio, dissolução de união estável, guarda de filhos menores, alimentos e visitas); relações de consumo; acidentes de trânsito; contratos de prestação de serviços em geral; cobranças; entre outras orientações. O juiz responsável pelo Cejusc é Fábio Bernardes de Oliveira Filho, que também responde pelo Juizado Especial Cível e Criminal da comarca.

        As unidades dos Cejuscs – são 268 em todo Estado – oferecem à sociedade métodos alternativos para a solução de conflitos por meio de audiências de conciliação e mediação. Trata-se de um procedimento célere, moderno e, principalmente, efetivo, já que as próprias partes, com auxílio de um conciliador, serão os responsáveis pela resolução do litígio. Atendem gratuitamente demandas processuais e pré-processuais e não há limite de valor da causa. O interessado procura o Centro Judiciário para tentativa de acordo e sai com data e horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite. No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / divulgação (fotos)

         imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP