Desembargador José Jacob Valente é eleito para o Órgão Especial do TJSP

Votação ocorreu por sistema on-line.

 

        O desembargador José Jacob Valente foi eleito, nesta quinta-feira (21), por seus pares para integrar o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo. Com 161 votos, o magistrado ocupará a cadeira pelo biênio compreendido entre 22/2/19 e 21/2/21, decorrente da aposentadoria do desembargador Sérgio Rui da Fonseca. A desembargadora Silvia Rocha, que também concorria, recebeu 152 votos e será suplente.

        Em sessão pública realizada no Palácio da Justiça, o presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, anunciou o resultado. Em poucos minutos, o sistema desenvolvido pelo TJSP apresentou os números: dos 360 desembargadores, 325 votaram (nove votos brancos e três nulos). A escolha para a vaga na Classe Carreira ocorreu por votação on-line da 0 às 16 horas de hoje.

        O presidente parabenizou os candidatos e ressaltou que o Órgão Especial receberá excelentes magistrados. “São dois queridos colegas, que ingressaram no mesmo concurso da magistratura e apresentam elevado conhecimento jurídico”, afirmou Pereira Calças. “Tenho certeza que ambos realizarão um trabalho relevante no Órgão Especial da Corte em prol do interesse público”, concluiu. O presidente também agradeceu aos servidores das Secretarias da Magistratura e de Tecnologia da Informação do Tribunal pelo excelente trabalho na realização da eleição.

        Também fizeram uso da palavra o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho; e o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. Todos destacaram a brilhante carreira dos candidatos e afirmaram que o trabalho dos colegas abrilhantará o Órgão Especial. Acompanharam a sessão desembargadores, juízes e servidores da Corte.

 

        Trajetórias

        José Jacob Valente nasceu em julho de 1959, na cidade de São Paulo (SP). Formou-se pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 1980. Ingressou na Magistratura em 1985 como juiz substituto na 44ª Circunscrição Judiciária, com sede em Guarulhos. Também judicou nas comarcas de Bilac, São Sebastião, Santo André e São Paulo. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau em 2003 e promovido ao posto de desembargador em 2008.

        Silvia Rocha nasceu em março de 1960, na capital paulista. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1982. Ingressou na Magistratura em 1985 como juíza substituta na 3ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santo André. Ao longo da carreira, também trabalhou nas comarcas de Cananéia, Taboão da Serra e São Paulo. Foi removida ao cargo de juíza substituta em 2º grau em 2004 e promovida ao posto de desembargadora em 2010.

 

        Comunicação Social TJSP – SB e CA (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP