Calouros da Faculdade de Direito da USP são recepcionados no Palácio da Justiça

Estudantes conheceram história do Judiciário paulista.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu ontem (28) 124 calouros da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Os estudantes percorreram as salas do Palácio da Justiça, sede do TJSP, e aprenderam um pouco da história do Judiciário paulista. A atividade fez parte da programação da semana de recepção aos calouros, evento tradicional da faculdade.

        O presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, que é professor da faculdade, esteve com os alunos e afirmou ser uma honra recebê-los no Tribunal de Justiça. “Quando nos referimos às ‘Arcadas’ de São Francisco nós dizemos que se trata de um celeiro de magistrados, tenho certeza de que temos aqui muitos futuros juízes”, declarou. E completou: “Somos uma família forense, formada por advogados, integrantes do Ministério Público, magistrados e servidores da Justiça. Hoje é o primeiro contato dos senhores com esta Corte, que tem uma história centenária de liberdade e autonomia”. Pereira Calças desejou aos estudantes sucesso na carreira que se inicia. “Convoco todos vocês para o exército de defensores da Democracia, da liberdade, da igualdade, da luta pelos menos favorecidos, para que São Paulo continue sendo o protagonista da Justiça no Brasil”, enfatizou.

        O professor Paulo Henrique dos Santos Lucon agradeceu ao TJSP, à universidade e aos professores presentes. “Nossa semana de recepção aos novos alunos vem se notabilizando pelas visitas às instituições e hoje é um dia muito especial, por termos essa cerimônia no Salão do Júri do Palácio de Justiça”, disse.

        O decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino, também falou sobra sua satisfação em receber os estudantes e conversou com os jovens sobre as carreiras jurídicas. “Demonstrar quem tem razão, essa é a beleza do Direito”, disse. O juiz assessor da Presidência, Marco Fábio Morsello, que também é professor da Faculdade de Direito da USP, reiterou que a data de hoje ficará na memória de todos, porque a semana de recepção dos calouros tem uma simbologia importante. “Em oito anos, muitos dos senhores estarão aqui, vestindo a toga pela primeira vez, prestando juramento para uma função chamada Magistratura.” Ele apresentou os desafios da carreira e destacou a importância do equilíbrio ético, tanto na vida pessoal quanto na profissional. “O juiz deve sempre agir com prudência, imparcialidade, temperança, calma, devotamento, discrição. Deve saber ouvir e, acima de tudo, ter humildade”, declarou.

        Também esteva presente o professor José Marcelo Proença. Na ocasião, os estudantes assistiram palestra  sobre a história do Judiciário e a arquitetura do prédio. O grupo também visitou as salas do Museu do TJSP.

 

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP