Comunidade lusitana homenageia o Poder Judiciário

Presidente recebe medalha “Comendador Pereira Queiroz”.

         O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, representando o Poder Judiciário paulista, recebeu, na noite da última segunda-feira (18), na Casa de Portugal, em São Paulo, a “Medalha do Mérito Comendador Pereira Queiroz”, instituída em 1983, um ano após a morte do ex-presidente Pereira Queiroz, que conduziu a instituição por 28 anos.

         A honraria, entregue a figuras ilustres que tenham desempenhado papel significativo em prol da imagem de Portugal, teve a indicação do presidente do TJSP aprovada, por unanimidade, pela Diretoria da Casa. A medalha, entregue pelas mãos do presidente da Casa de Portugal, comendador Antônio dos Ramos, e do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Marco Antonio Marques da Silva, foi efusiva e emocionalmente recebida pelo presidente Manoel de Queiroz Pereira Calças que, o nome já diz, tem e se orgulha de suas origens portuguesas (materna e paterna).

         Além dos integrantes da comunidade lusitana e da comunidade jurídica, como os advogados Renato Gonçalves e Belisário dos Santos Júnior (ex-secretário de Justiça/1995 a 2000) e a assistente social do Fórum João Mendes Jr (Varas de Família) Maria Beatriz da Rocha Alarcon, prestigiaram a homenagem o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira do Nascimento e o cônsul-geral adjunto de Portugal em São Paulo, Hugo Gravanita e o desembargador Marco Antonio Marques da Silva, que preside a Academia Brasileira de Direito Criminal (ABDCRIM) e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (PUC-SP e ACNUR/ONU) e é diretor da Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa Lisboa/Portugal),  entre outras atividades no país coirmão, como professor homenageado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, juntamente com integrantes da comunidade lusitana, recepcionou o presidente Pereira Calças.

         O homenageado falou sobre sua relação com as tradições portuguesas lembrando-se de seus avós, do Santuário Nossa Senhora de Fátima na cidade de Lins (o segundo maior do país), da Catedral de Santo Antonio, da Biblioteca Municipal, que abriga hoje a Casa da Cultura e tem livros doados por seu pai. “Cultuamos as tradições portuguesas.”

         Agradecendo ao presidente Pereira Calças, o cônsul Paulo Nascimento ressaltou a importância do acontecido. “Quero sublinhar a importância para a Casa de Portugal, justamente pela importância do homenageado e pela importância que tem a Justiça para todos nós.”

         Antes da cerimônia, a Editora União Brasileira de Escritores (UBE) apresentou e lançou o livro Os Monges Guerreiros de Goyos e a Ordem do Hospital em Portugal, de autoria de Durval de Noronha Goyos Júnior.

        

         Comunicação Social TJSP – RS (texto) / RL (fotos)

         imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP