2ª Vara Criminal de Barueri realiza audiência por videochamada

Iniciativa agilizou tramitação do processo.

 

    A 2ª Vara Criminal de Barueri realizou, pela primeira vez na comarca, audiência por videochamada. Na sala de audiências, junto ao juiz, estavam o promotor de Justiça, os advogados e uma testemunha. O réu acompanhava virtualmente do Canadá. Ele foi acusado de alterar a placa de veículo com fitas adesivas.

    O pedido de audiência por videochamada partiu dos defensores, que alegaram limitação econômica para o comparecimento pessoal do cliente. Foi ouvida a testemunha e realizado o interrogatório. Na sequência, Ministério Público e defesa apresentaram as alegações finais e o caso foi jugado no mesmo dia. O réu acompanhou a prolação da sentença e as partes informaram que não pretendiam recorrer, tendo o feito transitado em julgado. O juiz Fábio Calheiros do Nascimento presidiu a audiência, realizada no dia 29 de abril.

    Pelo trâmite tradicional, o processo seria mais longo, com custos para o erário e não haveria audiência única. Primeiro, seria realizada a oitiva da testemunha sem a presença do réu, somente com seu defensor. Depois, expedida carta rogatória que, entre outras etapas, passaria por tramitação diplomática no Ministério da Justiça antes de seguir para a distribuição a um juiz do Canadá, que intimaria o réu para ser ouvido.

    “Foi possível colher provas e concluir a instrução em um único dia, sem necessidade de trâmites burocráticos. Isso representou economia, celeridade e efetividade, sem se olvidar do amplo respeito ao direito de defesa do réu, que acompanhou a audiência integralmente e pôde conversar com seus advogados a todo tempo”, afirmou o juiz.

    O réu foi sentenciado a prestação pecuniária no importe de dois salários mínimos, bem como ao pagamento de dez dias-multa e das custas e despesas processuais.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / Internet (foto)
    imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP