Fóruns do interior recebem exposições com entrada gratuita

Programação do mês de novembro.

 

        Confira, abaixo, as exposições em Itanhaém, Piracicaba e Sorocaba:

 

 

        Itanhaém
        Na Semana da Consciência Negra, será realizada a exposição “Violência em Cores”, no Fórum de Itanhaém. A mostra tem por objetivo chamar a atenção para a violência sofrida pela população negra, a partir de dados oficiais expostos em banners e do lançamento do livro Violência em Cores, que acontece no dia 28 de novembro. A curadoria ficou por conta da doutora em Ciências da Religião e dirigente da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino (OICD), Mãe Maria Elise Rivas, e teve apoio da juíza diretora do fórum, Helen Cristina de Melo Alexandre.

 

        Exposição “Violência em Cores”

        Até 29 de novembro, das 12h30 às 18h30

        Local: Fórum de Itanhaém (Av. Rui Barbosa, 867 – Centro)

        Entrada gratuita

 

        Piracicaba
        A 13ª Mostra de Arte do Fórum da Comarca de Piracicaba traz uma gama de exposições com diversas homenagens e vários artistas participantes. Em comemoração ao Dia do Servidor (28/10), o fórum vem expondo obras da autoria de funcionários, juízes, advogados e estagiários do prédio, com temática livre. O escrevente Renato Taba, que participa da exposição, vê a ocasião como uma forma de externar um processo de superação. “Através da pintura, adquiri mais confiança e motivação. Isto contribui, inclusive, no meu trabalho diário”, disse. Nesta edição, também foi convidada a ilustradora e artista plástica Regina Vilara, que participa com o tema “Mercado Municipal: Percepções”. “Sinto grande felicidade em expor aqui, pois este espaço é singular. Durante todo o ano, o fórum é aberto ao público com exposições de arte dos mais variados gêneros. Em um local em que tantos piracicabanos vêm para resolver problemas, eles têm a chance de conhecer arte e cultura de uma forma leve e prazerosa”, afirmou.

A cultura oriental também está presente com a arte em origami de Dorinha Vitti Kennedy, Richard Kennedy e Helen de Lucca. O Centro Literário de Piracicaba (CLIP) e o Grupo Oficina Literária de Piracicaba (GOLP), entidades que promovem debates acerca da literatura no município, foram homenageados por meio da entrega de certificados de participação a alguns artistas integrantes desses grupos, no dia da abertura da 13ª Mostra, que aconteceu em 29 de outubro, data em que também ocorreu a apresentação do Coral do Fórum de Piracicaba. O juiz diretor Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva acredita que a exposição “humaniza os serviços forenses”.  Já a organizadora e curadora, a escrevente Eliana Spadotto, crê que a mostra permite ampliar a dimensão do fórum para além do cotidiano. “Com esse trabalho, pretendemos dar oportunidade de expressão a todos”, afirmou.

 

        13ª Mostra de Arte do Fórum da Comarca de Piracicaba – “Piracicaba: Cores, Sabores e Poesia
        Até 16/12, das 12h30 às 18h
        Local: Espaço Cultural do Fórum Dr. Francisco Morato (Rua Bernardino de Campos, nº 55 – Alemães)
        Entrada gratuita

 

        Sorocaba

        O Fórum de Sorocaba promove, de 18 a 29 de novembro, exposição de quadros do artista Ricardo Ardente de Almeida. Intitulada “Brasil Amado e Colorido”, a mostra tem como objetivo difundir as paisagens brasileiras através de telas impressionistas pintadas a óleo, criando um ambiente colorido no fórum e fazendo com que os frequentadores tenham acesso fácil e gratuito à arte. “O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo apoia a cultura e abre suas portas para todas as manifestações artísticas. A exposição ‘Brasil amado e colorido’ representa todos os nossos anseios: serenidade, igualdade, fraternidade e solidariedade”, disse o diretor do prédio, juiz Carlos Alberto Maluf.

 

        Exposição “Brasil Amado e Colorido”

        De 18 a 29 de novembro, das 12h30 às 19h

        Local: Fórum de Sorocaba (R. Vinte e Oito de Outubro, 691 – Alto da Boa Vista)

        Entrada Gratuita

 

        Comunicação Social TJSP – SB (texto) / Divulgação (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP