EJUS promove cursos sobre gestão da tecnologia e improbidade administrativa

Palestra sobre tecnologia realizada em parceria com a SGP.

 

        A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), realizou na sexta-feira (22) a palestra Desafios da gestão da tecnologia, ministrada pelo engenheiro Antonio Gomes de Mattos Netos. O evento foi promovido na sede da Escola, sob a coordenação da diretora da SGP6, de Maria Cristina Rabelo de Carvalho. Já na quinta-feira (21), a Escola iniciou o curso A Justiça e o combate à improbidade administrativa. Com dois encontros, o curso é ministrado pela assistente jurídico e professora Maísa Cristina Dante Fagundes, sob a coordenação dos servidores Walter Salles Mendes e Miguel da Costa Santos.

 

        Gestão da tecnologia - Antonio Mattos iniciou a exposição com uma retrospectiva histórica da evolução da tecnologia. A respeito dos desafios para a gestão da tecnologia, destacou a importância de se trabalhar a emoção no sentido de aceitar as mudanças trazidas pela tecnologia como um processo inexorável, evolucionário, e dinâmico; trabalhar a equipe, buscando perfis múltiplos de funcionários entre especialistas e gestores, valorizando a experiência acumulada e o potencial e a força da juventude e utilizando tais competências internamente e externamente, além de gerenciar o que é trazido de fora da empresa. O palestrante também enfatizou a necessidade de planejamento e organização, com a criação de um plano de longo prazo, estratégico e plurianual; estabelecimento das premissas da empresa; organização do fluxo de trabalho como um projeto (ou vários projetos menores) e ter o apoio de fornecedores especializados.

 

        Improbidade administrativa - Maísa Fagundes falou sobre o papel da Justiça no combate à improbidade administrativa, ressaltando o momento do País no movimento de combate à corrupção. A palestrante ressaltou que a Lei nº 8.429/92 também valoriza a força normativa dos princípios, pois se o gestor violar os princípios da administração pública será punido por ato de improbidade administrativa. E discorreu sobre o sistema brasileiro de combate à corrupção, as fontes normativas e diversas questões materiais e processuais envolvendo a ação de improbidade administrativa.

 

        Comunicação Social TJSP – LS e RF (texto) / RF (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP