TJSP lança seu podcast: Juridiquês Não Tem Vez

Primeiro episódio aborda cancelamento de contratos de turismo.

 

Falamos juridiquês. A ouvidos leigos, falamos juridiquês. E falarmos juridiquês não é, em si, problema. Porque compreendemos judiriquês. Na literatura jurídica, nas conversas entre amigos de faculdade, nas peças processuais, nos debates acadêmicos, o juridiquês nos soa óbvio.

É natural que jargões sejam usados entre técnicos de determinada área do conhecimento. Médicos têm seu próprio juridiquês. Economistas idem. Profissionais de TI, então, falam uma língua que sequer existe. 

Mas o jurisdicionado não fala juridiquês. Para dona Júlia, autônoma, classe média, que vê seu plano de saúde recusar-se a pagar pelo tratamento médico de que necessita, ou para o senhor Roberto, trabalhador que não consegue fazer o INSS liberar a quantia que lhe deve, o juridiquês é incompreensível. A barreira linguística os afasta do Poder Judiciário. E, principalmente, dos direitos de que sejam titulares.

O Tribunal de Justiça de São Paulo tem cerca de três mil magistrados (entre juízes e desembargadores), especialistas das mais diversas áreas do Direito. O conhecimento acadêmico, essencial para estar entre os 0,4% que serão aprovados no concurso, vem de braços dados com o cotidiano forense. Teoria e prática caminhando necessariamente juntas.

Para colocar esse potencial todo a serviço da tradução do juridiquês para a população, o Tribunal de Justiça de São Paulo lança o Podcast Juridiquês não tem vez, na mesma linha da série de vídeos que já vêm sendo produzidos e postados desde o começo do ano. Debates da atualidade, decisões de impacto para a coletividade, novidades legislativas, julgamentos que marcaram época e dúvidas dos ouvintes, em linguagem simples e acessível.

No primeiro episódio, direitos do consumidor no cancelamento de contratos de turismo. Milhares de pessoas tiveram que cancelar passagens aéreas, rodoviárias e reservas de hotéis, com a pandemia da Covid-19. Quem já havia pago pela viagem pode exigir reembolso? Perderam o dinheiro? E quando o cancelamento acontece por alguma dificuldade pessoal do consumidor, sem relação com a pandemia?

O entrevistado é o juiz Marco Fabio Morsello, com mais de 29 anos, professor doutor de Direito Civil da Universidade de São Paulo e autor do livro Responsabilidade Civil no Transporte Aéreo.

O Juridiquês não tem vez está disponível nas principais plataformas agregadoras de podcast, com links nas nossas mídias sociais (@tjspoficial) e na página www.tjsp.jus.br/Podcasttjsp

 

Episódio 1

Direitos em cancelamentos de contratos de turismo

Disponível nas plataformas 

Spotify - https://open.spotify.com/show/352jxHVJgRKdyAtbdssxMi?si=twycP_xfSraIpH_nuScCNA

Deezer - https://www.deezer.com/br/show/1008132

 

Comunicação Social TJSP – ID (texto) / JT (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP