EPM inicia o 10º Curso de especialização em Direito Empresarial

Desembargador Pereira Calças ministrou a aula magna.
      
A Escola Paulista da Magistratura (EPM) iniciou, ontem (2), o 10° Curso de pós-graduação lato sensu, especialização em Direito Empresarial, com a aula magna, “Princípios constitucionais da ordem econômica e princípios gerais do Direito Comercial”, ministrada pelo ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, que também coordena o curso e tem como coordenadora adjunta a juíza Renata Mota Maciel. Os seminários serão realizados na plataforma Moodle, sob a condução dos professores assistentes, juízes Renata Mota Maciel, Maria Rita Rebello Pinho Dias, Marcelo Sacramone e Paulo Rogério Bonini. 
Em tempos de trabalho 100% remoto, ao dar início ao curso, Pereira Calças explicou que a realização se tornou possível graças às ferramentas de transmissão online e de reunião virtual e, principalmente, pelo apoio e pelo empenho do diretor da Escola, desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez, dos servidores da EPM e da coordenação do curso. Também agradeceu ao apoio do presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, à Escola.
Em sua exposição, Pereira Calças destacou a importância dos princípios para a ordem jurídica, sua classificação, hierarquia e alcance. Também discorreu sobre os princípios constitucionais da ordem econômica, com destaque para os princípios da soberania nacional e da propriedade privada, a função social da propriedade, a livre concorrência e a defesa do consumidor e do meio ambiente. O desembargador analisou os princípios gerais do Direito Comercial, entre eles, a liberdade de iniciativa, de concorrência e a função social da empresa ou dos meios de produção, citando casos exemplificativos. Também mencionou a dicotomia existente entre a liberdade econômica e a saúde, diante das medidas restritivas de confinamento em razão da pandemia mundial.
  
Comunicação Social TJSP – RF (texto) / Reprodução (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
        www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial
        www.youtube.com/tjspoficial
        www.flickr.com/tjsp_oficial
        www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP