#TrabalhoRemotoTJSP - Juizado Especial de Hortolândia conclui primeira ação usando somente meios digitais

Atendimento à população é mantido durante a quarentena.

 

Desde o início das orientações para realização do trabalho remoto, a Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Hortolândia, coordenada pela juíza Juliana Ibrahim Guirao Kapor, vem se adaptando às limitações impostas pela Covid-19 e, na última quinta-feira (4), concretizou um fato inédito: apenas por meios digitais, uma ação foi concluída em 20 dias com a celebração de acordo entre as partes.

Segundo a magistrada, foi necessário muito trabalho em equipe e vontade de fazer. “Realizamos reuniões e discutimos como poderíamos seguir trabalhando e prestando nossos serviços nesse cenário incerto e com restrição de contatos pessoais, requisito até então obrigatório para o nosso trabalho”, conta a magistrada. De acordo com ela, após garantir que os processos em andamento na vara pudessem ter continuidade por meio das audiências remotas, a equipe percebeu a necessidade da criação de um “balcão virtual” para o recebimento de ações e atendimento da população via e-mail, Microsoft Teams e Whatsapp. A iniciativa também irá reduzir a demanda reprimida em função das medidas de afastamento social, que futuramente poderá sobrecarregar o atendimento. “No início nossa preocupação foi dar andamento aos processos existentes e depois garantir a continuidade do acesso à justiça. Não sabemos por quanto tempo ficaremos com essas restrições nem como será o novo normal. A crise nos trouxe a necessidade de pensarmos e buscarmos meios de continuar entregando o que a população espera de nós”, afirma.

Além do atendimento, outras etapas também foram “virtualizadas”, como a intimação das partes e o envio de links de acesso às reuniões on-line. “Como no Juizado muitas partes não possuem advogado, passamos a utilizar o celular e instalamos o Whatsapp Business vinculado aos números já usados pela vara para contato com as partes”, explica a magistrada. Atualmente, todas as varas e setores do fórum de Hortolândia estão com linhas funcionando via Whatsapp. Outra novidade é a citação por e-mail. Seguindo as orientações da Corregedoria Geral da Justiça, o setor entrou em contato com as empresas que usualmente são partes em processos em tramitação no juizado para obter a concordância da citação por e-mail.  Essa ação visa reduzir a utilização dos meios tradicionais de correspondência, restringindo a circulação dos carteiros e oficiais de justiça apenas para os casos urgentes e necessários. “Já conseguimos a concordância da prefeitura municipal de Hortolândia e das empresas Tim, Claro e CPFL. Essa iniciativa tem ainda outros resultados derivados, como a garantia da entrega correta num prazo infinitamente menor, evitando extravios e eventuais revelias, além de um maior tempo para preparação”, destaca Juliana Kapor.

 

Compartilhe sua experiência

            Os cartórios e equipes que queiram compartilhar suas histórias e rotinas com a Comunicação Social do Tribunal de Justiça podem enviar e-mail para redessociais@tjsp.jus.br com fotos e informações da organização do trabalho.  Também vale publicar fotos nas redes sociais e marcá-las com as hashtags #TrabalhoRemotoTJSP e #AJustiçaNãoPara, informando sua unidade. A foto pode ser publicada no Instagram @TJSPoficial. 

 

 

Comunicação Social TJSP – AA (texto) / MC (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP