TJSP na Mídia: Telejornais abordam violência doméstica e trabalho remoto

SBT e Record trataram dos temas.

 

Telejornais veicularam, ontem (9), matérias ligadas ao Tribunal de Justiça de São Paulo, com entrevistas de magistradas da Corte. No SBT, com base em dados levantados pelo TJSP, a reportagem abordou o aumento da violência doméstica durante o isolamento social decorrente do novo coronavírus. A TV Record noticiou as audiências virtuais em São José do Rio Preto em época de pandemia.

O jornal Primeiro Impacto, do SBT, mostrou que entre março e abril deste ano houve um aumento de 200% no número de casos de violência doméstica. Entrevistada, a juíza Teresa Cristina Cabral Santana, integrante da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp), afirmou que os prédios da Corte paulista estão fisicamente fechados, mas o atendimento e o andamento dos processos têm ocorrido remotamente. “Especialmente nos casos de violência doméstica, precisamos de um cuidado específico para a realização dessas audiências. Um deles é garantir que a mulher esteja em situação de segurança e que ela preste as declarações livre de ameaçadas”, afirmou a magistrada.

Na TV Record Rio Preto, o uso de plataforma digital para conduzir processos foi o tema da reportagem. “As cinco varas criminais de São José do Rio Preto têm feito as audiências remotas, assim como a Vara da Infância e da Juventude. No Juizado Especial Cível, as audiências tiveram início em 14 de maio e estão ocorrendo habitualmente, todos os dias da semana. Agora em junho houve a primeira Sessão Telepresencial da Turma Criminal do Colégio Recursal”, contou a juíza Gislaine Vendramini, acrescentando que há possibilidade de manter as audiências virtuais após a pandemia, já que o novo meio demonstrou dinamismo e economia de tempo e recursos.

 

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / LF (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP