Jovens do projeto Trampo Justo participam de intervenção artística em São Paulo

Artista Carlos Franco oferece curso de iniciação ao desenho.

 

        O “Trampo Justo”, projeto do Tribunal de Justiça de São Paulo, promove parcerias para oferecer vagas de empregos e cursos profissionalizantes a jovens acolhidos prestes a completar 18 anos, época em que precisam deixar os abrigos públicos em que moram. A iniciativa foi vencedora do Prêmio Innovare (2019) e no ano passado ganhou uma nova parceria: o artista plástico Carlos Franco, que tem um projeto social chamado “Acolhendo Anjos”, ofereceu a 12 adolescentes acolhidos um curso de iniciação ao desenho. Além da possibilidade de formação profissional dos jovens, o trabalho também promove o direito à cultura.

        As aulas semanais são on-line e começaram no final do ano passado, em meio à pandemia da Covid-19. No último final de semana (de 22 a 24/1) professor e alunos se encontraram pela primeira vez para uma intervenção artística. Foram pintados dois painéis com asas, oferecendo uma opção de point para selfies em São Paulo, como um presente de aniversário para a cidade. As pinturas ficam em local próximo da ponta sul da ciclofaixa da Marginal Pinheiros, na Rua Miguel Yunes, 620.

        “Esse trabalho é a união do direito à cultura, previsto no ECA e na Constituição, com o ‘Trampo Justo’. Por meio das aulas do artista Carlos Franco, os adolescentes aprendem artes visuais, com todas as inúmeras vantagens  que isso traz para os desenvolvimentos intelectual e emocional e também aprendem que esse pode ser um caminho de profissionalização e sustento, a partir dos direitos autorais das suas obras", afirma o juiz Iberê Dias, idealizador do “Trampo Justo”.

        Os dois desenhos são de autoria de jovens acolhidos: os talentosos Aline e Elloy, que criaram as bases das asas, grafitadas pelo grupo com dimensões de 6m X 2,30m (cada desenho). A atividade permitiu que os adolescentes se expressassem artisticamente sobre a vida do rio que está em processo de revitalização, trazendo como resposta dessa mudança um sonho que se revela em forma de peixes sobrepostos nas asas como uma névoa.

        O evento teve a realização da Sabesp, que ofereceu espaço e estrutura. Os adolescentes também visitaram os trabalhos no córrego dos Zavuvus, que fazem parte das ações do Programa Novo Rio Pinheiros. Eles receberam informações sobre a importância da revitalização do rio e conheceram iniciativas da empresa no tratamento de esgoto para despoluição do rio.

 

        Trampo Justo

        Em parceria com o CIEE, o programa busca vagas de empregos para os jovens acolhidos. A iniciativa surgiu da percepção da urgência de inserir os adolescentes que residem em abrigos do Estado no mercado de trabalho. Os índices de adoção de jovens acima de 14 anos são baixos e a chances de completarem 18 anos nas casas de acolhimento aumentam. Atualmente há 47 jovens que conseguiram empregos por meio do projeto. Mais informações pelo e-mail trampojusto@tjsp.jus.br.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / internet (foto ilustrativa)
        imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais

         www.facebook.com/tjspoficial
         www.twitter.com/tjspoficial
         www.youtube.com/tjspoficial
         www.flickr.com/tjsp_oficial
         www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP