Museu do TJSP celebra o aniversário da cidade de São Paulo com visita guiada telepresencial

Edição especial para magistrados e servidores.

 

        O Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, hoje (26), visita telepresencial para magistrados e servidores da Corte em homenagem ao 467º aniversário da cidade de São Paulo. Foi a primeira exibição da nova edição da visita telepresencial e contou com apresentação da Juss Band, conjunto musical formado por magistrados e servidores do TJSP. Mais de 250 pessoas participaram do evento, que foi transmitido via plataforma Teams. Saiba como participar dos tours virtuais no quadro abaixo.

        A coordenadora do Museu, desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, oficiou a abertura do evento, saudando magistrados e servidores. “Em homenagem a São Paulo, o Museu do TJSP tem a honra de recebê-los na nova edição da visita telepresencial. O museu integra o patrimônio histórico da cidade e adere à união virtual da comunidade paulistana na superação das dificuldades em decorrência da pandemia. Essa visita tem por escopo valorizar e divulgar a história do Tribunal de Justiça de São Paulo, bem como a consciência e a responsabilidade que daí decorre. Vamos vivenciar esse momento juntos, partilhando da satisfação e do orgulho do nosso Tribunal, da cidade de São Paulo e da rica história que cada um tem e muitas vezes se entrelaça”.

        Em seguida, o presidente da Corte, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, também cumprimentou os participantes. “Para mim, é um momento de muita gratidão. Esta homenagem é do coração, pelos 467 anos de uma cidade que acolhe a todos, que é um polo de desenvolvimento e orgulho de todos que nasceram e vivem aqui – e o Tribunal de Justiça está integrado, nos seus quase 147 anos, nesta história da nossa querida São Paulo.”

        Antes do tour virtual ao Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu, os participantes desfrutaram da apresentação musical da Juss Band. O grupo, formado pelos juízes Iberê Dias, Milton Gomes Baptista Ribeiro e Josué Vilela Pimentel e pelos servidores Aldo Silveira Scaglione e Claudia Molinari Bondioli, homenageou o aniversário da cidade com a canção “Sampa”, de Caetano Veloso.

        Com versão inédita, mais completa e aprofundada, a visita telepresencial foi exibida em vídeo. Além do Palacete Conde de Sarzedas e detalhes de todo seu acervo e arquitetura, o tour virtual exibiu fragmentos da exposição virtual "88 anos da Revolução Constitucionalista de 1932"; e as salas históricas de exposição instaladas no Palácio da Justiça – Sala Desembargador Emeric Levai e Espaço Cultural Poeta Paulo Bomfim. Durante a exposição, é possível conhecer o trabalho desenvolvido pelo Museu na preservação e divulgação do patrimônio histórico cultural do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ao final, a Juss Band encerrou o evento com “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa.

        Participaram do evento o vice-presidente da Corte e presidente da Comissão gestora de arquivo, memória e gestão documental, desembargador Luis Soares de Mello Neto; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Dimas Rubens Fonseca; e o diretor da Escola Paulista de Magistratura, desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez.

 

        Visitas telepresenciais ao Museu da Justiça – Em razão da pandemia, as visitas monitoradas ao Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, estão sendo realizadas de forma telepresencial, com transmissão de vídeo institucional e interação com o público, proporcionando aproximação do Judiciário paulista e o público mesmo durante o período de distanciamento social. Para grupos previamente formados de universidades, instituições e público em geral, é necessário realizar agendamento pelo e-mail museutj@tjsp.jus.br, informando o nome da instituição, nome do responsável pela visita, quantidade de pessoas, telefone e e-mail para contato, além do dia e horário de preferência (10h, 11h ou 15h). A instituição recebe certificado de participação expedido pela Coordenadoria do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo.

        Para as pessoas que não compõem grupo previamente formado, o Museu oferece visitas abertas, por ordem de inscrição, na última quarta-feira de cada mês, às 10 e às 15 horas. Interessados podem se inscrever pelo e-mail museutj@tjsp.jus.br, informando nome completo, data e horário de interesse.

  Assista ao vídeo da visita. 

 

        Comunicação Social TJSP – TM (texto) / AC (fotos)
       
imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais: 
        
www.facebook.com/tjspoficial
        
www.twitter.com/tjspoficial
        
www.youtube.com/tjspoficial
       
www.flickr.com/tjsp_oficial
        
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP