TJSP na Mídia: Imprensa divulga ações do Tribunal contra violência doméstica

Projeto Carta de Mulheres foi um dos temas noticiados.

Ações do Tribunal de Justiça de São Paulo voltadas para o combate à violência doméstica foram assunto de matérias jornalísticas em diversos veículos de imprensa nos últimos dias. Saiba mais:
O telejornal SP 1ª edição, da Rede Globo, no último sábado (10) abordou o projeto Carta de Mulheres, que registrou 1.682 pedidos de orientação por vítimas de violência doméstica dentro e fora do Brasil. A iniciativa do TJSP completou um ano na última quarta-feira (7). A vice-coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário (Comesp) do TJSP, juíza Teresa Cristina Cabral Santana, afirmou ao SPTV 1 que a equipe responsável por receber as solicitações informa não somente sobre a legislação pertinente ao caso, “mas também os caminhos que podem ser seguidos a partir daquele relato de violência”.
O portal G1 também abordou o projeto. “A gente precisa romper o ciclo da violência, olhar para a situação e compreender que há saída, mas que passos são necessários para que isso aconteça”, disse Teresa Cristina Cabral Santana. A reportagem divulgou serviços oferecidos na Casa da Mulher Brasileira, espaço inaugurado em 2019 e que conta com um Anexo Judiciário vinculado à Vara Central da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital.
O Conjur detalhou o funcionamento do Carta de Mulheres. A vice-coordenadora da Comesp ressaltou que o contato com as mensagens tem permitido uma avaliação da efetividade das ferramentas de acesso à Justiça e direcionado a atuação da Coordenadoria na formulação e implementação de políticas públicas. “A escuta cautelosa e qualificada é necessária para criarmos ações que possam efetiva e concretamente proporcionar o enfrentamento à violência”, destacou Teresa.
Já o Bom Dia Cidade, da Rede Globo, abordou o aumento do número de medidas protetivas em Sorocaba durante a pandemia. O juiz Hugo Leandro Maranzano, responsável pela Vara do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Sorocaba, falou sobre a possibilidade de se fazer um boletim de ocorrência de forma virtual e, ao mesmo tempo, solicitar medida protetiva. “O fato de a Polícia Civil ter disponibilizado essa ferramenta de denúncia via internet foi de extrema importância, porque, diante da pandemia, as pessoas têm receio de ir à Delegacia”, explicou. Após os procedimentos na polícia, o caso é encaminhado ao Judiciário, que avaliará o pedido da medida.
O projeto "Pérola – Vidas São Preciosas", que inicialmente abrange os municípios de Santa Ernestina, Fernando Prestes, Cândido Rodrigues e Taquaritinga, foi assunto da Rádio CBN – Ribeirão Preto, na manhã desta segunda-feira (12). De iniciativa do Poder Judiciário, Ministério Público e OAB, o objetivo da ação é proteger mulheres vítimas de violência e diminuir o número crescente de agressões. “Em todo o país, os poderes públicos têm se movimentado para melhorar esses quadros e garantir não só a vida, mas a vida com dignidade dessas mulheres, que muitas vezes não recorrem por medo”, diz a matéria, indicando que o próximo passo do projeto será a capacitação dos agentes e funcionários da rede de atendimento.

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / LF (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

  Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP