TJSP na Mídia: Reportagens abordam aumento de processos por alienação parental durante a pandemia

Juiz concede entrevista para Globo News e G1.

A Globo News e o portal G1 veicularam, na sexta-feira (30), matérias sobre o aumento no número de processos relativos à alienação parental em São Paulo durante a pandemia. Com dados da Corte paulista, as reportagens mostraram que, de março de 2020 a fevereiro de 2021, foram registrados, ao menos, 226 casos no estado, um crescimento de 47% em comparação ao período de entre março de 2019 a fevereiro de 2020, quando o número era de 154.
O juiz da 12ª Vara da Família e das Sucessões Central da Capital, Ricardo Pereira Junior, concedeu entrevista e explicou que a pandemia dificultou o acesso dos pais aos filhos e que, por isso, houve alta no número de processos. “Por um lado, a pandemia se torna um pretexto para que o pai alienador não permita ao pai que tem direito de acesso ao filho consiga fazê-lo. Por outro lado, vemos certa dúvida acerca dos pais sobre o que deve ser seguido”, afirmou. “Como a nossa sociedade não tem uma direção clara no sentido de quais medidas devem ser adotadas, esse tipo de perplexidade também toma conta dos processos”, completou.
“Mesmo os pais de boa-fé, que não querem praticar a alienação parental, recorrem à Justiça porque precisam do nosso apoio para auxiliar na definição de um caminho comum entre as duas partes", contou o magistrado. "O ponto de vista de cada um precisa ser compatibilizado com o direito à preservação da vida e com o respeito pelo que o outro pensa sobre o assunto."

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / MK (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

  Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP