TJSP na Mídia: Presidente Pinheiro Franco concede entrevista para o Valor Econômico

Jornal destaca trabalho remoto no Tribunal após a pandemia.

 

  O jornal Valor Econômico publicou hoje (21) entrevista com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco. Capa do caderno Legislação & Tributos, a entrevista concedida à repórter Bárbara Pombo abordou a gestão do desembargador, que, logo após assumir o cargo (em janeiro de 2020), enfrentou o grande desafio de comandar o maior Tribunal da América Latina durante a pandemia da Covid-19. “Foi uma surpresa enorme porque evidentemente não sabia como lidar com isso. Tive que apreender em dez, quinze dias. Posso dizer que houve possibilidade plena de administrar o tribunal, com menos gente próxima, lógico”, afirmou o presidente.
O futuro da Corte paulista também marcou a pauta da entrevista. Entre os temas teve destaque a implementação do trabalho remoto mesmo após a imunização da população. Na área administrativa, até 70% dos servidores poderão trabalhar de suas casas; na Judiciária serão até 50%. “Temos claro que, se de um lado é importante que esse trabalho possa ser realizado de casa com economia e competência, não é possível os prédios e fóruns sem juízes e servidores. O contato deles com a sociedade e com os profissionais é absolutamente importante”, disse Pinheiro Franco.
A conversa também tratou do orçamento do Judiciário, economia de recursos, concurso para ingresso na Magistratura e o uso da Tecnologia da Informação no TJSP. “Quando iniciamos o trabalho remoto o tribunal estava preparado para uma gama gigante de coisas internamente. O sistema externo é diferente. Em março de 2020, durante 12 dias, conseguimos fazer com que os 40 mil servidores e 3 mil juízes passassem a trabalhar de casa. Mudamos o sistema para manter a segurança”, ressaltou.
Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o magistrado não distancia o olhar dos aspectos positivos. “Temos que tirar lições desse momento triste. Ganhamos dez anos em um, em termos de administração”. A entrevista está disponível na versão impressa e no site do jornal (conteúdo exclusivo a assinantes).

 

  Comunicação Social TJSP – CA (texto) / KS (foto) / LF (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP