Novo episódio do podcast “Juridiquês Não Tem Vez” fala sobre Tribunal do Júri

Juíza Flavia Castellar Oliverio conversou sobre o assunto.

podcast "Juridiquês Não Tem Vez", produzido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, está com episódio novo no ar. A juíza Flavia Castellar Oliverio, titular da 2ª Vara do Júri da Capital e com 22 anos de experiência, abordou, de forma simples e descomplicada, o Tribunal do Júri, instituição responsável por julgar os crimes dolosos contra a vida, como homicídios. Durante bate-papo conduzido pelo juiz Iberê de Castro Dias, apresentador do programa, a magistrada falou sobre temas como as diferenças entre os júris brasileiros e os norte-americanos e deu sugestões de filmes que tratam do assunto.

  “É uma das formas de exercício mais visível da democracia”, afirmou a juíza sobre a participação popular no julgamento dos crimes de competência do Tribunal do Júri. Flavia Castellar Oliverio contou que costuma, ao final dos julgamentos, perguntar aos jurados como foi participar dos trabalhos. “A resposta é sempre: ‘Nossa, como é difícil!’. Por isso acho interessante a participação popular. Isso remete a uma série de reflexões. Quando você se coloca no lugar do outro, nesse caso, no lugar do juiz, sente a responsabilidade e todas as implicações”, contou.

 

Confira no Spotify ou Apple. Veja outros episódios também na página de podcasts do TJSP.

 

Sugestões de temas para as próximas edições podem ser enviadas para o e-mail redessociais@tjsp.jus.br.

 

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / MK (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP