Corte paulista adota ações de consumo eficiente de energia em seus prédios

Mais de 14 mil lâmpadas convencionais já foram substituídas.

 

Buscando cumprir objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 e as metas do Plano de Logística Sustentável, o Tribunal de Justiça de São Paulo vem desenvolvendo ações para se tornar mais eficiente energeticamente. Em parceria com concessionárias de energia elétrica, há cerca de um ano os prédios da Corte paulista passam por manutenções para otimização do índice de iluminamento, economizando energia e recursos públicos e evitando a emissão de CO2 na atmosfera.
No fórum de Sorocaba, em 2020, o TJSP instalou, junto à CPFL, um sistema de geração fotovoltaica, que transforma a energia solar em corrente alternada para ser utilizada no prédio, com potencial de geração de 75 kW e redução de 10% nas despesas com energia elétrica. Ainda em parceria com a concessionária, o Judiciário paulista trabalhou na eficientização da iluminação de quatro prédios do interior: os fóruns de Santos, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Nesses locais, houve a substituição, sem custos para o Judiciário, de mais de mais de 7 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas LED – que economizam cerca de 80% mais energia do que as incandescentes – e a instalação de aproximadamente 100 refletores de LED, gerando economia no consumo de 611,7 MWh/ano – o suficiente para abastecer 254 casas com consumo de 200 kW/ano – e evitando a emissão de CO2 em 45,78 toneladas ao ano, o correspondente ao plantio de 275 árvores.
Em outros 27 prédios de 24 comarcas do Interior – Juquiá, Eldorado, Atibaia, Itanhaém, Limeira, Santa Isabel, Nazaré Paulista, Itariri, Francisco Morato, Capão Bonito, Itapeva, Votuporanga, Cerquilho, Pilar do Sul, Piedade, Angatuba, Teodoro Sampaio, Itaberá, Cananeia, Iguape, Itapeva, Itaporanga e Rio Claro – também houve a substituição de 7,3 mil lâmpadas convencionais por LED, também sem custos. Ainda estão programadas manutenções nas comarcas de Dracena, Queluz e Ilhabela para a troca de mais 250 lâmpadas.
Os próximos passos do Tribunal em direção aos ODS serão projetos de eficiência energética realizados em parceria com a Enel no Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães e no prédio administrativo do TJSP, localizado na Praça do Patriarca. Ambos contemplam a substituição de lâmpadas, reatores e luminárias convencionais (14 mil no Fórum Criminal e 10 mil na Patriarca), que deverão promover, juntos, uma redução anual no consumo de 1.471 mWh e 265 kW, volume de economia suficiente para abastecer até 612 residências populares (com consumo de 200kWh/mês), evitar a emissão de 156,9 toneladas de carbono (o equivalente ao plantio de 941 novas árvores), e reduzir em aproximadamente R$ 400 mil as despesas anuais com energia nos prédios.

 

  Agenda 2030 – fruto de um compromisso assumido por líderes de 193 países, inclusive o Brasil, e coordenada pelas Nações Unidas, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, pretende construir novos caminhos e promover ações para acabar com a pobreza, fomentar a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, com abrangência em três dimensões: econômica, social e ambiental.

 

Comunicação Social TJSP – AA (texto) / Divulgação (foto)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP