9ª RAJ – São José dos Campos recebe a visita telepresencial “Memória TJSP”

Programação homenageia as 10 regiões administrativas.

    A visita telepresencial “Memória TJSP” chegou hoje (26) à 9ª Região Administrativa Judiciária (9ª RAJ), com sede em São José dos Campos. Lançado no mês de setembro, o tour virtual, que agrega conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca, percorrerá virtualmente as 10 RAJs do estado com o objetivo de compartilhar cultura e história com a família forense e público em geral.
    A abertura do evento foi oficiada pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça e membro da Comissão Gestora de Arquivo, Memória e Gestão Documental do TJSP. A desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, coordenadora do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo cumprimentou os participantes e congratulou o encontro. “A história do nosso Tribunal é extremamente rica e nós devemos nos voltar sempre a ela. É isso que estamos fazendo hoje”. 
    O juiz diretor da 9ª RAJ, Carlos Gutemberg de Santis Cunha, apresentou ao público a região homenageada do mês. “A 9ª RAJ, com sede em São José dos Campos, é composta também pelas regiões de Guaratinguetá, Caraguatatuba e Taubaté. Temos atualmente um total de 1.112.178 processos em andamento; desse total, 193 mil estão em São José dos Campos. Ocupamos também 53 prédios, dos quais 33 são próprios do Tribunal. É realmente uma região de importância histórica, cultural e econômica para o nosso país”.
    Em seguida, o desembargador Eutálio José Porto de Oliveira, membro da Comissão Gestora de Arquivo, Memória e Gestão Documental do TJSP, apresentou aspectos históricos da cidade de São José dos Campos. O magistrado mostrou diversos pontos importantes do município que revelam a presença da justiça na história, como o Arco da Inauguração, Arco da Inovação, o fórum da cidade, o Parque Roberto Burle Marx, a Faculdade de Direito local, entre outros. “Aqui em nossa cidade temos ainda um acervo enorme de processos. São 30 mil conjuntos documentais de relevante conteúdo histórico de grande importância para o município. Por meio desses processos, estamos construindo a memória da cidade”, considerou o magistrado.
    A desembargadora Luciana Bresciani, encerrou o evento convidando a todos para as próximas edições. Participaram da visita o vice-presidente e corregedor do TRE-SP e coordenador da 48ª Circunscrição Judiciária - Guaratinguetá, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; os desembargadores Alexandre Moreira Germano e Justino Magno Araújo; os juízes Ana Paula Theodosio de Carvalho, Christopher Alexander Roisin, Elaine Cristina Pazzini Cavalcante, Fernanda Teixeira Salviano da Rocha e Jairo Sampaio Incane Filho; a coordenadora do Arquivo Público Municipal de São José dos Campos e conselheira do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), Nadia Kojio; servidores da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e da Prefeitura de São José dos Campos; e advogados, servidores e público em geral.

    Próximas visitas "Memória TJSP"   
    Veja o cronograma de visitas, que ocorrerão sempre às 11 horas. As inscrições poderão ser feitas pelo
agendamento virtual.

    25/03/22 - Convidada 8ª RAJ - São José do Rio Preto

    29/04/22 - Convidada 7ª RAJ - Santos

    27/05/22 - Convidada 6ª RAJ - Ribeirão Preto

    24/06/22 - Convidada 5ª RAJ - Presidente Prudente

    26/08/22 - Convidada 4ª RAJ - Campinas

    30/09/22 - Convidada 3ª RAJ - Bauru

    21/10/22 - Convidada 2ª RAJ - Araçatuba

    25/11/22 - Convidada 1ª RAJ - Grande São Paulo

   Comunicação Social TJSP – TM (texto) / KS (reprodução e arte)
    
imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP