Prestes a se aposentar, desembargador João Carlos Saletti é homenageado pelo OE

Foram 46 anos dedicados à Magistratura.

    O desembargador João Carlos Saletti completa, daqui a alguns dias, a idade limite para a permanência no Poder Judiciário. Por essa razão, recebeu, antecipadamente, na sessão do Órgão Especial de ontem (1º), homenagens de seus pares. Assista aqui.
    Primeiro a fazer uso da palavra, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, ressaltou “o brilho invulgar, mercê do conhecimento, independência e inteira devoção aos que buscam no Direito a cura de suas aflições”. Ele destacou que o desembargador João Carlos Saletti está no apogeu de sua atividade profissional e que tem a reverência e a admiração dos juízes paulistas. “Parabéns pelos exemplos que deixará.”
    “Caríssimo João”, começou assim a sua fala o desembargador Renato Sandreschi Sartorelli. “Lembro-me da nossa trajetória na carreira. Lá se vão 46 anos... Uma vida dedicada à nossa carreira! Depois nos reencontramos no Foro Regional de Santana; na 2ª instância, estivemos juntos no Alçada... Fui seu vice-presidente. Viemos para o Tribunal de Justiça e acabamos por integrar o Órgão Especial. Aprendi muito com você, lendo seus votos. Exemplo de dignidade e cultura.”
    Com convivência estreitada no Órgão Especial, o corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2022/2023, desembargador Ricardo Mair Anafe, exaltou qualidades profissionais e pessoais do homenageado. “Seus votos sempre foram exemplares, referência, muito bem-feitos! Uma pessoa sempre gentil e bem-humorada. A Magistratura perde João Carlos Saletti, um desembargador fantástico e um jurista de escol. Ao mesmo tempo, quem ganha é a sua família.”
    O desembargador Moacir Andrade Peres falou do período em que ele e João Carlos Saletti conviviam semanalmente por integrarem o Comitê de Gestão do TJSP, à época da Presidência de Luiz Elias Tâmbara (biênio 2004/2005), “quando pude testemunhar o apreço que Sua Excelência tinha para com o Tribunal”. A amizade de ambos extrapolou o campo profissional e Moacir Peres registra: “fico triste de acompanhar mais um caso de pessoa que atinge o limite constitucional da idade e que tem que abandonar o cargo que desempenha com tamanha satisfação”.
    Ademir de Carvalho Benedito conheceu João Carlos Saletti na Comarca de Guarulhos e, desde então, suas famílias se tornaram amigas. “É uma pessoa idônea e respeitosa, principalmente, para com os mais humildes”, registrou. “Você foi exemplo para mim, não só pela qualidade, mas pela competência [...]. Sempre tive seu apoio e seu estímulo. Deixo aqui meu abraço carinhoso e te desejo um caminho abençoado”, disse a desembargadora Maria Cristina Zucchi, entre outras frases de admiração, agradecimento e respeito pelo colega que deixa a Magistratura. Colega de concurso, o desembargador Fernando Antonio Ferreira Rodrigues também prestou sua homenagem a João Carlos Saletti. “Homem educado e delicado no convívio com os demais. Sereno, honrou a Magistratura.”
    Ainda no início da sessão, também os desembargadores Augusto Francisco Mota Ferraz de Arruda, José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino e José Damião Pinheiro Machado Cogan ressaltaram a cultura, o conhecimento e a lhaneza do homenageado, assim como o Ministério Público e a Advocacia. O procurador de Justiça Mario Antonio de Campos Tebet falou em nome de sua instituição; Marco Antonio Parisi Lauria, pelos advogados paulistas.
    Emocionado, o desembargador João Carlos Saletti repetiu, várias vezes, a palavra gratidão. Com esse sentimento, referiu-se à nova, e sempre velha, Academia do Largo de São Francisco; à carreira de escriturário no Judiciário; ao período de titularidade no Interior e depois à época do 2º TAC; ao ministro Sidnei Benetti do qual foi auxiliar no início da carreira; à atual Presidência; aos colegas do Órgão Especial e aos da 10ª Câmara de Direito Privado; aos servidores antigos, citando nominalmente o secretário Luis Soares de Mello Júnior (pai do atual vice-presidente do TJSP) e aos atuais – Marta Firmino Leite, Tatiana Dei Vegni Neri Visconti, Sara dos Santos Maciel da Silva, Tales Battaglia, Marisa Bernal Cavalheiro e Rogério Paulino dos Santos –; às partes que integram o sistema de Justiça (Ministério Público, a Defensoria Pública e a Advocacia), aos familiares e aos seus amigos. “Encerra-se uma etapa da vida; inicia-se outra. Gratidão por esse histórico, levo as lembranças que se sucedem nesses muitos anos.”
    Cada integrante do Órgão Especial usou o momento mais adequado para se manifestar, já que a pauta das sessões administrativa e judiciária somavam uma centena de processos. Assim, a cada primeira manifestação na sessão, ouvia-se um pouco mais sobre a falta que João Carlos Saletti fará ao colegiado.
    O vice-presidente, desembargador Luis Soares de Mello, agradeceu a menção feita a seu pai. “Sempre que fala dele percebo que o faz com muito carinho.” Ao se referir ao colega, falou de sua educação refinada e firmeza no encaminhamento de seus posicionamentos. “Deixa uma marca muito grande, votos primorosos, carreira perfeita. Continue a ser feliz.”

    Trajetória – João Carlos Saletti nasceu em São Paulo, em 1946. Graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), turma de 1974. Entrou como servidor no Judiciário em 1967 e ingressou na Magistratura, em 1975, quando foi nomeado juiz substituto da 2ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Bernardo do Campo. Atuou nas comarcas de Taquarituba, Araçatuba, Guarulhos e São Paulo, no Foro Regional de Santana. Em 1990, foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau da Comarca de São Paulo. Judicou no 2º Tribunal de Alçada Civil a partir de setembro de 1990 e, em 1999, foi eleito vice-presidente para o biênio 1999/2001. Em 8 de março de 2001, elegeu-se presidente do 2º TAC (biênio 2001/2003). Em abril de 2003 foi promovido ao cargo de desembargador do TJSP, com posse em 22 de maio desse ano.

 

    Comunicação Social TJSP – RS (texto) / PS (reprodução e arte)
    imprensatj@tjsp.jus.br

          

    Siga o TJSP nas redes sociais: 
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP