Janeiro Branco: saúde mental importa

Pandemia impactou bem-estar da população mundial.

 

    Negligenciada no passado, a saúde mental vem ganhando crescente importância por ser entendida como peça-chave para o desenvolvimento humano e social. O tema motivou a campanha Janeiro Branco, dedicada à reflexão sobre a causa, e tem cada vez mais espaço nas discussões sobre saúde, especialmente após o início da pandemia, cujas implicações impactaram diretamente no bem-estar dos brasileiros.

 

    Por que janeiro?

    O primeiro mês do ano possui uma carga simbólica de mudança. Encarado culturalmente como o início de um novo ciclo, janeiro é o período em que as pessoas estão mais propensas a repensarem suas vidas e suas relações sociais e a mudarem seus hábitos. Por esse motivo, foi o mês escolhido para levantar o tema da saúde mental no Brasil.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS), em relatório de 2017, apontou o Brasil como o país com a maior prevalência de transtornos de ansiedade nas Américas: cerca de 9% da população, o que equivale a mais de 18 milhões de pessoas. Transtornos depressivos foram relatados por 5,8% dos brasileiros, ou seja, 11,5 milhões de pessoas.

    Em pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que o bem-estar mental piorou um pouco ou muito desde o começo da pandemia. Esse percentual só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).

Para ajudar a combater o estresse ou sentimentos depressivos e de ansiedade, a busca por ajuda profissional é necessária, mas não a única medida a ser tomada. Mudanças no dia a dia, como ter um hobby, praticar exercícios físicos, cultivar amizades, manter noites regulares de sono e boa alimentação são passos importantes que colaboram para a saúde mental e física. Não olhar para si mesmo e não buscar ajuda contribuem para o agravamento do estado emocional: não deixe para depois!

 

    Atendimento a servidores e magistrados

    Durante o período de isolamento social, o Serviço Psicossocial Clínico da Capital e suas unidades do Interior estão atendendo aos funcionários em sistema remoto, por meio da plataforma Teams. Para solicitar atendimento, o próprio funcionário deve encaminhar e-mail para a unidade mais próxima e informar seus dados: nome completo, matrícula, e-mail institucional, idade, endereço e telefone para contato.   

    Clique aqui e saiba mais.

 

    N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 26/1/22.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / MK (layout)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais: 
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP