TJSP na Mídia: O Estado de S. Paulo noticia ação de Justiça Restaurativa do TJSP

Matéria cita projeto de formação em Heliópolis.

    O jornal O Estado de S. Paulo noticiou, ontem (20), práticas de Justiça Restaurativa em todo o Brasil. Na matéria, teve destaque projeto de capacitação no bairro de Heliópolis promovido pelo Instituto Paulista de Magistrados (Ipam) com apoio do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de São Paulo.
    A reportagem afirma que existem ao menos 28 programas de solução judicial pacífica no Brasil. Em São Paulo, Heliópolis participa desde fevereiro da segunda etapa do programa “Formação Prática de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz”, com objetivo de oferecer aos servidores da região curso introdutório dos valores e práticas restaurativas. A matéria lembra que “a formação é uma das iniciativas pioneiras da Justiça no país, sobretudo fora dos tribunais e delegacias, como parte de um projeto popular em Heliópolis desde 2005. Mas só foi ano passado que a ação ganhou novos rumos com o apoio do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de São Paulo”.
    O jornal esclareceu ainda que, no Brasil, as primeiras influências da experiência da Justiça Restaurativa surgiram na década de 90, ganhando forma, estrutura e força no meio jurídico nos anos 2000. “A vanguarda desse movimento no País foi liderada por projetos criados no Rio Grande do Sul, no Distrito Federal e em São Paulo”, destacou o Estadão.

 

    Comunicação Social TJSP – TM (texto) / LF (arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    
www.facebook.com/tjspoficial
    
www.twitter.com/tjspoficial
    
www.youtube.com/tjspoficial    
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    
www.instagram.com/tjspoficial
    
www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP