V Fonajuc é encerrado com eleição de nova diretoria

Participaram juízes criminais de todo o país.

 

    O V Encontro do Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc), que teve como tema central “Desafios da magistratura: Justiça Criminal na era tecnológica”, foi concluído no sábado (26). Promovido com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), o evento três dias de duração e contou com a participação presencial e on-line de magistrados de todo o país. O encerramento foi realizado na sede social da Apamagis, com a votação dos enunciados do encontro, que serão oportunamente divulgados, e a eleição da próxima diretoria do Fonajuc, que será presidida pela juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo Erika Silveira de Moraes Brandão, atual vice-diretora de Comunicação do Fórum.

    A abertura do encontro foi realizada na quinta-feira (24) na Escola Paulista da Magistratura (EPM) e teve a participação na mesa de honra do presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe; do vice-presidente, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; do desembargador Edison Aparecido Brandão, diretor de Defesa da Segurança e das Prerrogativas do Fonajuc e da Comissão Segurança do TJSP; da presidente do Fonajuc, juíza Karen Schubert; da presidente da Apamagis, juíza Vanessa Ribeiro Mateus; e das juízas Erika Brandão, Safira Maria de Figueredo, corregedora da Justiça Militar da União e secretária do Fonajuc; e Vaneska da Silva Baruki, secretária do Fonajuc. A palestra de abertura foi feita pelo jornalista Augusto Nunes. Também participaram do evento o desembargador do TJSP Sidney Romano dos Reis; a presidente da AMB, juíza Renata Gil de Alcantara Videira (on-line); e a diretora Social e de Eventos do Fonajuc, desembargadora Cínthia Schaefer, entre outros magistrados.

    O Fórum teve continuidade na EPM na sexta-feira (25) com o painel “Desafios do sistema de Justiça Criminal”. Foi discutido o tema “Blockchain”, com exposição do desembargador Antônio Carlos Alves Braga Júnior e a participação dos desembargadores José Maria Câmara Junior, diretor da EPM; Ivana David, vice-diretora de Defesa da Segurança e das Prerrogativas do Fonajuc; e Sidney Romano dos Reis e da juíza Erika Silveira de Moraes Brandão.

    Na sequência foi realizado o painel “Justiça Penal efetiva”, com debate sobre o tema “Avanços das audiências por videoconferência”, com exposições (on-line) dos juízes Eduardo Perez Larissa Pinho de Alencar Lima e Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo, e a participação do desembargador Sidney Romano e das juízas Erika Brandão e Vanneska da Silva Baruki.

    Na parte da tarde foi discutido o tema “A prova nos crimes digitais” no painel “Enfrentamento aos crimes digitais”, com exposição da desembargadora Ivana David e a participação das juízas Safira Figueredo e Vaneska Baruki.

    No último painel, “Crime cibernético e o sistema de Justiça Criminal”, foi debatido o tema “Cybercrime”, com exposição do perito em Tecnologia da Informação Domingo Montanaro e a participação dos juízes Alexandre Abrahão e Erika Brandão.

    Na sequência, os participantes foram divididos em seis turmas para debaterem proposições sobre os temas Projetos legislativos/audiência de custódia; Sistema de Justiça digital e audiências; Execução penal, procedimentos administrativos e prisões; Enfrentamento às organizações criminosas; Mutirões carcerários; e Justiça Restaurativa.

    Os trabalhos foram concluídos no sábado na sede social da Apamagis com a votação dos enunciados e a eleição da próxima diretoria do Fonajuc. A mesa de trabalhos teve a participação da desembargadora Ivana David e das juízas Erika Brandão, Karen Schubert Reimer, Safira Figueredo e Vaneska da Silva Baruki.

 

    Comunicação Social TJSP – MA (texto) / MA e Fonajuc (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:

   www.facebook.com/tjspoficial

   www.twitter.com/tjspoficial

   www.youtube.com/tjspoficial

   www.flickr.com/tjsp_oficial

   www.instagram.com/tjspoficial

   www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP