Notícia

TJSP promove palestra sobre tratamento e prevenção do câncer
12/12/2016

O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Escola Judicial dos Servidores – EJUS, da Coordenadoria de Apoio aos Servidores – Caps e da Secretaria da Área da Saúde – SAS promoveu, na manhã desta segunda-feira (12), palestra com o tema Avanços no Tratamento e Prevenção do Câncer, na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior.
A abertura foi realizada pelo juiz assessor da Presidência Fernando Awensztern Pavlovsky, que representou o presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. “Hoje o tema da palestra é voltado à saúde, mais uma vez entendendo a preocupação do Tribunal de Justiça de promover o bem-estar de todos e abordando um tema tão importante, que é a informação de um especialista sobre uma doença que preocupa tanto a população”, disse.
O médico especialista em cancerologia clínica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia Daniel de Iracema Gomes Cubero foi o palestrante e trouxe informações relevantes aos 308 servidores inscritos que acompanharam a aula pessoalmente e por meio do sistema de ensino a distância, nas 236 comarcas participantes.
Daniel Cubero iniciou a palestra explicando que a doença surge de uma única célula que passa a se dividir de forma desordenada. Falou também sobre o sistema imunológico – que precisa ser acionado por métodos medicamentosos, já que a doença se origina do próprio indivíduo – e discorreu ainda sobre os tratamentos sistêmicos, que incluem hormonioterapia, quimioterapia, drogas alvo-moleculares e imunomoduladores.
Segundo o especialista, “há uma mudança de paradigma, pois hoje a realidade dos pacientes com câncer é muito diferente de anos atrás, quando a notícia da doença era um atestado de morte”. “Os estudos científicos não param e cada vez mais há novidades para promover o bem-estar do paciente, seja com mais chances de cura ou mesmo melhores condições de convivência com a doença”, falou.
O cancerologista alertou sobre a precaução e disse que a melhor maneira ainda é a realização de exames preventivos como colonoscopia, mamografia e exames de sangue, como o PSA – Antígeno Prostático Específico –, realizado para a detecção de câncer de próstata.
Ao final da palestra o especialista respondeu a perguntas formuladas pela plateia.

Comunicação Social TJSP – HS (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP