Notícia

Nuno Cobra Junior realiza palestra sobre sabedoria corporal
24/02/2017

A Secretaria da Área da Saúde (SAS) realizou hoje (24) a palestra A Chave para a Sabedoria Corporal, com o treinador Nuno Cobra Junior. O evento foi realizado em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), no Fórum João Mendes Júnior, e transmitido, via ensino a distância, para 1.023 participantes no interior do Estado.

Ao realizar a abertura da palestra, o juiz assessor da Presidência Sylvio Ribeiro de Souza Neto enfatizou a preocupação da SAS em concentrar esforços para que assuntos como esse sejam cada vez mais debatidos entre os servidores.

Especializado em treinamento integral aliado à qualidade de vida, o convidado explicou que é preciso pensar no corpo de uma maneira mais profunda. “Hoje em dia o corpo está muito relacionado à questão estética. Os treinamentos da moda são muito parecidos com as novas dietas e estão fadados ao insucesso. A minha intenção é fazer uma crítica a esses modelos e propor alternativas mais saudáveis. Passei a me aprofundar em aspectos ligados à qualidade de vida e ao conhecimento integral do ser humano”, afirmou.

Segundo ele, a saúde depende de três pilares: sono, alimentação e movimento. “É a santíssima trindade da saúde e da vitalidade. Esses três pilares seguem o mesmo princípio, qualidade e moderação.” A partir de 2004, Nuno começou uma pesquisa sobre a ‘indústria do corpo’, que o levou a encontrar algumas respostas para grandes enigmas do treinamento corporal. “A minha missão de vida tornou-se trazer mais consciência à população, defender formas saudáveis, lúdicas e sustentáveis de atividade física e renovar a cultura do treinamento corporal.”

Autor do livro O Músculo da Alma – A Chave para a Sabedoria Corporal, ele faz um alerta sobre o que a sociedade de consumo fez com o nosso corpo. “Foi transformado estrategicamente em bem de consumo, uma roupa que usamos como forma de aumentar o status social. Um mundo em que os indivíduos estão obcecados por ilusões de perfeição física. Esses modelos alimentam a indústria do emagrecimento, clínicas estéticas, suplementos, da indústria farmacêutica e da própria indústria fitness, que representam juntos um grande problema de saúde pública atual. O corpo é para ser sagrado, natural, equilibrado e profundo, intimamente ligado à mente, às emoções e ao espírito”, concluiu.

Ele também falou sobe o Movimento Treinamento Consciente, uma iniciativa que agrega fisioterapeutas, doutores em educação física, fisiologistas, ortopedistas, cardiologistas e demais profissionais para expandir o conhecimento e fomentar na população a consciência com o corpo.

 

Comunicação Social TJSP – AG (texto) / KS (fotos)

impensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP