Notícia

Procedimentos para solicitação de vagas na Fundação Casa é tema de palestra na EJUS
23/08/2017

A Coordenadoria de Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), promoveu ontem (22) palestra direcionada a funcionários das varas da Infância para orientações sobre pedidos de vaga na Fundação Casa. O evento aconteceu na Sala do Servidor, no Fórum João Mendes Júnior, com transmissão online para as demais comarcas do Estado.

O juiz da CIJ e assessor da Corregedoria Geral de Justiça, Gabriel Pires de Campos Sormani, participou da palestra e falou sobre o aprimoramento do fluxo de trabalho adotado nas solicitações, especialmente nos plantões. “O intuito desse evento é melhorar o entendimento e dirimir dúvidas”, afirmou.

A chefe técnica do Núcleo de Movimentação do Adolescente (Numova) da Fundação CASA, Rosimeire Muniz de Almeida, e a diretora do Departamento de Execuções da Infância e Juventude (Deij) do TJSP, Matsue Yokoo, foram as expositoras da palestra “O papel da Fundação CASA na apreciação das solicitações de vaga de adolescentes infratores e os procedimentos a serem observados pelas varas da Infância e Juventude”.

Rosimeire Muniz abordou a evolução no atendimento da Fundação desde a época da antiga Febem. “Faltava estrutura, havia muita burocracia e superlotação, já que 70% dos menores do interior ficavam internados na Capital. Com a atualização do sistema e a descentralização do atendimento, foi possível promover a identificação biométrica, a proximidade familiar e o tratamento mais digno dos internos, o que contribuiu para desmistificar a instituição. Assim, nos tornamos referência no atendimento socioeducativo”, disse.

Matsue Yokoo discorreu sobre os pedidos de vagas junto à Fundação e mostrou o passo a passo do preenchimento das diversas guias que compõem a requisição. Ao final, funcionários esclareceram dúvidas.

Também participaram do evento a coordenadora do DEIJ, Luciana Antunes Crocomo, a supervisora do Serviço de Cadastros e Informação da Infância e Juventude do TJSP, Silvana Marconatto de Castro, e o diretor técnico da Fundação Casa, Adilson Fernandes.

 

Comunicação Social TJSP – VT (texto) / KS (foto)

imprensatj@tjsp.jus.br