Notícia

TJSP promove palestra sobre direção segura
25/08/2017

A Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS) e apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), promoveu ontem (24) a palestra “Direção Segura – Com Traços de Motivação”, com o apresentador e piloto de testes César Augusto Urnhani.

Na abertura do encontro, o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, agradeceu a presença de todos. “Temos mais um evento especial, que vem acrescentar informações, trazer novas ideias para os magistrados e servidores. Precisamos pensar na nossa conduta como motoristas. O carro precisa ser bem utilizado para preservar a nossa vida e a dos nossos semelhantes. Essa palestra também tem o objetivo de capacitar melhor os nossos motoristas.”

Urnhani falou sobre sua experiência de 30 anos em pesquisa e desenvolvimento na área automotiva. “Todos nós temos um papel a cumprir para tornar o trânsito mais humano, pois a todo o momento escolhemos nosso destino. Qual papel você vai querer cumprir nessa missão?”

O convidado explicou que uma pequena margem de 5 km/h pode fazer toda a diferença em um acidente de trânsito, e mostrou vídeos comprovando sua tese. “É preciso lembrar que a desaceleração em um acidente é exponencial e não proporcional, e suas consequências também. O único meio de mudar isso está no cidadão, no respeito às regras”, ponderou.

Para Urnhani, o panorama do trânsito no Brasil só mudará quando houver conscientização por parte da população. “A diferença tem que estar em cada um de nós”, disse ele ao trazer uma estatística alarmante: “Já fiz palestras para crianças e metade delas disse que anda sem o cinto de segurança no banco de trás, uma prova de que quem deve promover essa mudança são os pais, que acabam dando mau exemplo aos seus filhos, usando o celular, parando em fila dupla, e os transportando sem o mínimo de segurança.”

Durante a palestra, ele falou sobre a maneira correta de usar o assento do veículo; a distância ideal do corpo em relação ao volante e pedais; a importância do uso do cinto de segurança; a identificação dos avisos luminosos no painel do carro; o perigo de dirigir alcoolizado; e também sobre cidadania. “Ser feliz é fazer algo pelo outro. Ter um pouco de paz nos faz muito bem”, concluiu.

Ao final, ele respondeu a perguntas dos presentes e dos que acompanharam pela transmissão online, e recebeu do presidente Paulo Dimas certificado do TJSP. “Mais do que ter o carro sob controle, é ter a vida sob controle. Tudo o que foi dito aqui vamos levar como uma lição de vida. Fazer o bem ao outro, se preocupar com o próximo, também é um compromisso do Judiciário. Tivemos hoje uma grande manhã”, disse Paulo Dimas ao encerrar o evento.

Acompanharam a palestra os desembargadores Louri Geraldo Barbiero e Renato Genzani Filho; o juiz assessor da Presidência Sylvio Ribeiro de Souza Neto; e o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado Fabio Augusto Pinto . Cerca de 200 pessoas estiveram presentes à Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior, e 681 acompanharam pela modalidade online.

 

Comunicação Social TJSP – SO (texto) / KS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP